29/11/2023 às 08h25min - Atualizada em 29/11/2023 às 08h30min

Hospital Aristides Maltez promove mutirão de câncer de pele

O mês de dezembro é dedicado a conscientização sobre o câncer de pele

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O mês de dezembro chama atenção para conscientização sobre o câncer de pele. O Hospital Aristidez Maltez inicia o Dezembro Laranja com um mutirão de atendimento para os procedimentos de crioterapia, triagem para casos suspeitos e previsão de cirurgias. O evento acontece no próximo sábado (02), das 9h às 15h.

A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Bahia (SBDBA) e faz um alerta a população para o aumento de procedimentos cirúrgicos em oncologia para câncer de pele. A previsão é que ocorram 250 atendimentos, com fichas distribuídas para pessoas com lesão na pele, por ordem de chegada.

 

A médica Tânia Novaes Magalhães, chefe do setor de dermatologia do HAM, falou sobre a importância da campanha. “O alerta à população é fundamental. O câncer de pele tem alta taxa de cura se descoberto logo no início, por isso a importância de buscar o atendimento,   manter hábitos e cuidados que ajudarão na prevenção da doença”, afirmou.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA),o câncer de pele mais frequente, que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, é o “não melonoma”. As áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol possuem maior ocorrência.

Fatores de risco: história familiar de câncer de pele;

pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;

 

pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Sintomas: O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas: uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção - Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; usar sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia