27/11/2023 às 19h21min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h01min

5 iniciativas com foco em saúde mental

De levantamentos realizados a produtos tecnológicos e ações com o time; empresas investem em diferentes ações com foco na saúde mental

PinePR
Freepik/Divulgação
 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 100 mortes registradas é através do suicídio, representando mais de meio milhão de mortes por ano, além de já aparecer como a quarta causa de morte mais recorrente entre os jovens de 15 a 29 anos.

Diante disso, como forma de conscientizar sobre o tema, empresas de diferentes tamanhos e setores têm investido em ações que buscam valorizar a saúde mental de forma integral. De olho nesse cenário, conheça 5 iniciativas que estão se tornando inspirações com ações que vão além de campanhas sazonais com foco em setembro amarelo.


  1. Usar a tecnologia para cuidar da saúde mental das crianças

A tecnologia pode ser aliada no cuidado com a saúde mental das crianças e adolescentes. O desenvolvimento de recursos e soluções podem ajudar pessoas que estão lidando com situações difíceis. Estudos recentes comprovam a associação entre maior tempo de tela ao 1° ano de idade e atrasos no desenvolvimento na comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos de idade de crianças. 

Pensando nisso, a CodeBit, empresa especializada em tecnologia de desenvolvimento e infraestrutura em nuvem, criou uma solução chamada CodeWall, um aplicativo desenvolvido pelo CEO, Heitor Hákime, a partir de uma dor que ele mesmo enfrentava: organizar e monitorar o uso da internet pelo seu filho de 10 anos. O app permite aos pais gerenciar o tempo de internet dos filhos, visualizar e bloquear acessos indesejados, além de registrar o histórico de uso dos dispositivos. Mais do que fornecer segurança e tranquilidade, ainda é possível estabelecer uma nova rotina para ganhar mais tempo para valorizar as relações entre as pessoas da família. 

 
  1. Olhar para os dados e cuidar dos colaboradores nas empresas

Um estudo feito pela Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, a partir da análise de uma base de dados com aproximadamente 1,5 milhão de colaboradores de 170 empresas, aponta que cerca de 38% dos pacientes que fazem uso de medicamentos psicotrópicos (como antidepressivos ou ansiolíticos), acabam utilizando dois ou mais medicamentos em seu tratamento. Ainda segundo o estudo, em comparação com o mesmo período no ano anterior, o primeiro trimestre de 2023 apresentou um crescimento de 11% na quantidade de usuários que utilizaram algum psicotrópico, quando analisado no segundo trimestre deste ano em comparação ao primeiro, é observado um crescimento de 6%. 

“Os dados nos mostram o aumento da necessidade de tratamento medicamentoso para melhor controle da saúde mental, e é de extrema importância entender que cada indivíduo vai ter uma particularidade na sua jornada de tratamento”, destaca Alexandre Vieira, médico, Chief Health Officer e Diretor de Analytics da Funcional Health Tech.

 
  1. Criar mensagens positivas para incentivar a felicidade 

Como incentivo e acolhimento, a Idea Maker, empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais e desenvolve produtos voltados para meios de pagamento, promoveu uma ação no mês de setembro com uma troca de mensagens de otimismo entre os colaboradores, escritas por eles mesmos. Foram criados envelopes e em cada um deles foi colocado o nome dos colaboradores, para que durante todo o mês de setembro cada um pudesse escrever mensagens de apoio, acolhimento e muito carinho. 

No fim da campanha, foi realizado o processo de entrega dos envelopes com as cartas, fechando mais um mês com a participação de todos, inspirando e trabalhando a conscientização quanto a uma causa tão importante.
 

         4. Promover ações de cuidado integral com o bem-estar dos colaboradores

Com o objetivo de desenvolver um ambiente que leva em consideração o cuidado integral dos colaboradores, a Adeste, empresa que transforma subprodutos de origem animal em grandes negócios, lançou, em 2018, o programa Vida e Prazer de Viver. A iniciativa tem como propósito levar informações sobre saúde e bem-estar aos colaboradores por meio de palestras, sensibilizações e ativações internas.

 

Em 2020, a companhia anunciou uma parceria com a IMND,  plataforma online que é referência em saúde mental, para que os funcionários tivessem acesso a sessões de terapia. A iniciativa, que se mantém ainda hoje, fornece as primeiras 10 sessões de forma gratuita aos colaboradores da Adeste, que podem utilizar o serviço conforme demanda pessoal. Após as essas 10 sessões, os funcionários interessados em dar continuidade ao tratamento, têm condições e descontos especiais. Atualmente, o benefício é válido apenas para colaboradores, mas existe a ideia de estendê-lo para dependentes.

 

         5. Cuidar da saúde mental faz parte da Cultura

Focados em construir um ambiente de trabalho saudável, a Proesc.com, plataforma de gestão escolar on-line mais inovadora do mercado, desde o ano de sua criação preza pela saúde física e mental de seus colaboradores. Visando o bem-estar, a empresa oferece uma série de benefícios aos funcionários, os Proesckers tem plano de saúde, com foco em cuidar do físico e mental, Conexa Saúde, Gympass e parcerias com clínicas de saúde locais, sala de descompressão com videogame, redes, camas e espaço de relaxamento. Além disso, eles contam com o serviço presencial de uma psicóloga na sede da empresa, que está disponível para conversas e avaliações clínicas. 

Os gestores entendem a importância de um espaço de trabalho saudável, por isso, estimulam a integração da equipe por meio de dinâmicas, como o Proesc Experience e a Olimpíadas Proesc, assim como os dias comemorativos que tem ao longo do ano que se tornam campanhas, como por exemplo o Arraiá Solidário da Proesc, que em 2023 teve sua segunda edição. 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia