22/11/2023 às 09h35min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h57min

Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, se destaca com avaliações de carcaças durante a 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023

Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, se destaca com avaliações de carcaças durante a 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023

Graziele Oliveira
Divulgação
A 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023 foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro na unidade da Fridosa em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Durante esse evento, 915 animais foram submetidos à avaliação, sendo 678 machos não castrados e 237 fêmeas. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) e o frigorífico Fridosa, organizou a etapa, que contou com a participação de 18 pecuaristas.
“Esta etapa foi excepcional, com recorde no número de pecuaristas e animais avaliados desde 2022. Destaque também para o aumento no peso médio e melhor acabamento de gordura nas carcaças, evidenciando a evolução contínua dos produtores na busca pela qualidade da carne. Um marco significativo para o setor pecuário, refletindo o empenho coletivo em aprimorar constantemente a eficiência produtiva e a qualidade da carne dos animais da raça Nelore”, comenta Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
Santa Cruz de La Sierra, com seu papel fundamental, demonstra seu avanço na qualidade da carne produzida. “A ACNB celebra o sucesso desta etapa e enaltece os esforços conjuntos dos pecuaristas, que, ao assimilarem as melhores práticas, continuam a elevar o padrão da indústria pecuária”, finaliza Miranda.

Melhor Lote de Carcaças de Machos
Entre os machos avaliados, 74% dos animais apresentaram dentição de leite completa, indicando uma faixa etária média de 18 a 20 meses. Além disso, 83,5% dos animais possuíam 18 arrobas, com uma média 20,5 arrobas. Referente a qualidade, 47% dos animais, exibiu uma cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Confinamento, as medalhas foram distribuídas com base nas pontuações alcançadas através das avaliações das carcaças, de acordo com o regulamento do Circuito. André Saavedra Aponte, da Hacienda Sônia Pilar Norte, conquistou a Medalha de Ouro, enquanto Mário Ignácio Anglarill Serrate, da Ganaderia El Trebol, recebeu a Medalha de Prata. Ambas as propriedades ficam na cidade de Cabezas. A Medalha de Bronze foi atribuída a Mônica Marchett, da Agropecuária Mônica, localizada em Pailón.
No Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens com Suplementação, destacam-se os produtores que receberam reconhecimento. A Medalha de Ouro foi concedida a Gilberto Chaves Justiniano, da Cabaña Marisol, de San Julian. Lorena Chavez Daza, da Hacienda Doña Chabela, de Pailón, conquistou a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi atribuída a Fernando Romero Pantoja, da Hacienda El Bacho, também em Pailón.
No âmbito de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, destacam-se dois produtores cujo desempenho foi reconhecido. Gilberto Chaves Justiniano, da Cabaña Marisol, recebeu a Medalha de Ouro, enquanto a Medalha de Prata foi conferida a Matias Honnen Miyada, da Hacienda San Martin, de San José de Chiquitos.
 Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
No segmento das fêmeas avaliadas, 55% desses animais exibiu dentição de leite completa, indicando uma média de idade de 18 a 20 meses, enquanto 86% possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma idade em torno de 2 anos. No quesito peso, 78% das fêmeas ultrapassaram a marca de 15 arrobas, apresentando uma média de 16,6 arrobas. Além disso, 85% das fêmeas exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Os vencedores das fêmeas na categoria de Melhor Lote de Carcaças Terminadas em Confinamento foram honrados com medalhas. A Medalha de Ouro foi concedida à Haciendas Ganaderas Chiquitanas, de Pailón, enquanto a Medalha de Prata foi destinada a Marcelo Fernando Muñoz Añez da Hacienda Chaco Chico, em Okinawa. A Medalha de Bronze foi atribuída a Roberto Jonas de Macedo da Hacienda Gamelera, de San Ignácio.
Além disso, Gilberto Chaves Justiniano, da Cabaña Marisol, conquistou a Medalha de Ouro na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens com Suplementação.
Na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens, Justiniano também foi agraciado com a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi conferida à Hacienda San Martin. Já a Medalha de Bronze, foi atribuída a Liliana Nashir Nieme Suarez, da Hacienda Urucu, situada em San Mathias.
Novidades do campeonato
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
Calendário 
 
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:  
·       23/11 – Friboi de Marabá (PA) 
·       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA) 
·       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS) 
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia