17/11/2023 às 09h27min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h02min

4 dicas de como fazer uma gestão de frotas eficiente

Luiza Fidelis
Divulgação

Que a aplicação de tecnologias em IoT está em uma crescente é inegável. Para se ter uma ideia, a conexão por esse tipo de método deve ultrapassar 50 bilhões até o final do próximo ano. Esse número é global e prevê o aumento de 17,7 bilhões em 2020 para 36,8 bilhões até 2025, garantindo um crescimento superior a 100%, de acordo com os dados do relatório do Instituto Juniper Research.

Mas como fazer uma gestão de frotas eficiente? Vinicius Callegari, cofundador e CCO da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras, listou algumas dicas essenciais para auxiliar empresas a melhorar sua eficiência operacional ao gerir suas frotas. Confira:

Contratação de uma plataforma SaaS de gestão de frotas por meio de internet das coisas e telemetria: com uma plataforma centralizada para a gestão de frotas, automaticamente você terá uma visão mais clara, atualizada e transparente da operação das máquinas móveis em uma ou mais plantas. Quantos mais plantas para gerir as frotas, mais importante ter uma plataforma unificada;

Entendimento da taxa de utilização e da disponibilidade das máquinas: seja em uma frota própria ou locada, uma plataforma baseada em internet das coisas e telemetria vai gerar com precisão a utilização e a disponibilidade das máquinas com base no regime contratado de operação. Desta forma, fica mais simples enxergar quando existe maquinário ocioso na operação, ou quando é necessário a entrada de mais máquinas;

Processos eficientes de manutenção: tanto a manutenção corretiva quanto a preventiva, geram indisponibilidade operacional nas máquinas e atrapalham o processo de movimentação de materiais e insumos. Conseguir prever uma manutenção corretiva, bem como entender os tempos médios entre falhas, e tempos médios entre reparos, de forma automatizada, é um suporte sem igual para gestores de frotas. Assim como, manutenções preventivas feitas na hora correta, também são primordiais para evitar corretivas. Soluções de telemetria podem fornecer os horímetros das máquinas, online, sem interação humana, e serem integradas ao ERP de manutenção.

Acompanhamento de faturamento/medição de contratos: seja você uma indústria com frota terceirizada ou um operador logístico, é importantíssimo saber o quanto pagar/receber durante o mês. Com uma solução que automatiza a medição de contratos e faturamento, o processo terá muito mais compliance e riscos de recebimento/pagamento errôneo serão evitados.

Sobre a GaussFleet: Fundada em 2018 pelos empreendedores Denis Alonso, Alexandre Carvalho, Vinicius Callegari e Alan Ribeiro, a GaussFleet é a maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, que de forma inovadora utiliza geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia