17/11/2023 às 09h07min - Atualizada em 17/11/2023 às 09h07min

Empresa investigada por acidente com ônibus em Avaré tem extensa lista de processos trabalhistas

Ônibus de empresa terceirizada transportava os trabalhadores para uma fazenda de laranjas da região. Em depoimento, o motorista do veículo disse que um pneu da frente estourou, momento em que o veículo caiu em uma ribanceira às margens da Estrada Vicinal Padre Leo Kruch, entre Avaré e Itatinga (SP).

AB NOTICIA NEWS
G1
Corpo de Bombeiros/Divulgação

A empresa responsável por contratar os trabalhadores rurais envolvidos em acidente, na manhã de quinta-feira (16), entre Avaré e Itatinga (SP)responde por mais de 1.000 processos e ações trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

O ônibus transportava 39 trabalhadores para uma fazenda de laranjas, em Avaré, quando caiu em uma ribanceira e capotou, na Estrada Vicinal Padre Léo Kruch. O acidente provocou a morte de Bruno Augusto Fernandes Paulo, de 28 anos, e deixou outras 38 pessoas feridas.

A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) de Campinas (SP) abriu um inquérito para apurar as condições de transporte dos trabalhadores, além de outras possíveis irregularidades contratuais da empresa Cutrale.

Conforme apurado pelo g1, a companhia, uma das principais produtoras e exportadoras de suco de laranja, possui uma extensa lista de processos trabalhistas.

De acordo com a Justiça do Trabalho de Campinas, a empresa é alvo em 1.136 processos ativosque incluem ações trabalhistas e ações civis coletivas, entre 1989 e 2023Veja no gráfico abaixo todos os procedimentos:

Já no MPT, há cinco inquéritos ativos contra a Cutrale e o órgão atua em ao menos oito ações coletivas contra a empresa. A maioria dos processos, segundo a Procuradoria, correm desde 2012.

Dos processos que atualmente correm no MPT, três são referentes à saúde e segurança no trabalho, um sobre acessibilidade e outro de informalidade no contrato de trabalho.

ACIDENTE


Conforme o relato do motorista à polícia, o pneu direito da frente estourou. Com isso, o ônibus invadiu o canteiro lateral, caiu em uma ribanceira de nove metros e capotou. Ele alegou que estava a 60km/h. Segundo a Polícia Civil, o ônibus pertence à uma empresa terceirizada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia