17/11/2023 às 08h59min - Atualizada em 17/11/2023 às 08h59min

Arqueólogos descobrem artefato “mágico” em formato não tão comum

Descoberta foi feita por arqueólogos em antiga cidade do Império Romano

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução
Uma equipe de arqueólogos encontrou um artefato curioso durante escavações das ruínas de Viminacium, antiga cidade do Império Romano. O tal objeto descoberto pela equipe é um sino dos ventos com formato de um pênis com asas.

De acordo com o arqueólogo Ilija Danković, esse objeto era normalmente pendurado nas portas das casas e lojas. Na época os moradores acreditavam que existiam supostas propriedades mágicas no sino dos ventos, que era chamado pelos romanos de 
tintinnabulum.
 

Viminacium foi uma das importantes cidades do Império Romano, chegando a abrigar um acampamento militar entre os séculos 1 e 4 d.C.
 

Durante a escavação de uma das principais ruas da cidade, foi descoberto o portão de um dos edifícios. Foi apurado que o edifício foi destruído por um incêndio, durante o qual o alpendre desabou e caiu ao chão", disse Danković ao site Sve o arheologiji, dedicado para arqueologia.


Sobre o formato de pênis com asas, os arqueólogos vão realizar a análise do formato do objeto. Contudo, os profissionais tem a certeza do que o objeto representa.
 

A parte central da composição era a chamada fascinum [ou carpano]. É um ser mágico com corpo em forma de falo alado sobre pernas. Ele tem falo próprio e uma cauda fálica. Quatro sinos foram pendurados neste fascinum", observou Danković.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia