16/11/2023 às 11h46min - Atualizada em 16/11/2023 às 11h46min

LGBTfobia no Futebol Brasileiro: Relatório Revela 66 Casos em 2023

Coletivo Canarinhos LGBTQ+ Destaca Desafios Enfrentados e Atuações Homofóbicas no Âmbito do Esporte Nacional

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução
O Coletivo de Torcedores Canarinhos LGBTQ+ divulgou, na terça-feira (14), um relatório preliminar sobre casos de LGBTfobia relacionados ao futebol brasileiro em 2023. Elaborado pelo Observatório da LGBTfobia no Futebol, o levantamento destacou a ocorrência de pelo menos 66 incidentes de LGBTfobia até o último domingo (12).

Conforme informações do Uol, o relatório abrange casos de diversas competições, incluindo o Brasileirão. Na contagem, estão envolvidos eventos registrados tanto dentro quanto fora dos estádios, abrangendo ataques LGBTfóbicos realizados em redes sociais e relacionados ao universo do futebol.


Ainda conforme o relatório, na última edição da Copa São Paulo, apenas 34 dos 128 times participantes da competição (cerca de 27%) inscreveram jogadores com o número 24. Esse número é utilizado de maneira pejorativa e associado a estigmatizações homofóbicas em relação à comunidade LGBTQ+.

Primeiro Jogador a se declarar Gay na seleção: 

"Sou gay e não quero mais ficar me escondendo."

Estas são as palavras do tcheco Jakub Jankto, o primeiro jogador de futebol masculino em nível de seleção a assumir publicamente sua homossexualidade.

O meio-campista de 27 anos, que joga no Sparta Praga emprestado do espanhol Getafe, fez o anúncio na segunda-feira (13/2) em um vídeo no Twitter.

Outros jogadores de futebol já haviam se declarado gays antes, mas ele é o primeiro jogador de seleção principal a fazê-lo.

Jankto marcou quatro gols em 45 partidas pela seleção da República Tcheca desde sua estreia em 2017.

'Quero viver sem medo nem preconceito'
"Como todas as pessoas, tenho meus pontos fortes, tenho minhas fraquezas, tenho uma família, tenho meus amigos", disse ele.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia