14/11/2023 às 10h06min - Atualizada em 14/11/2023 às 10h06min

Número de presos inscritos no Enem aumenta 18% na região de Bauru

​Os concorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizaram no último domingo (12) o segundo dia de provas.

REDAÇÃO
AB NOTICIA NEWS
Reprodução
Os concorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizaram no último domingo (12) o segundo dia de provas. Contudo, nos dias 12 e 13 de dezembro, um diferente grupo de estudantes terá a oportunidade de competir por uma vaga de nível superior através dessa avaliação. Isso porque será a vez de reclusos de penitenciárias de todo o país participarem do teste específico para pessoas privadas de liberdade - o Enem PPL.

Na região de Bauru, o número de participantes foi 18,11% maior do que na edição do ano anterior. No total, 4.322 presidiários realizarão as provas, em comparação com os 3.659 do ano passado. Para aqueles que estão cumprindo pena, esta é uma oportunidade de transformar suas vidas ao deixarem a penitenciária.

O Enem PPL possibilita o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A avaliação de desempenho é direcionada a reeducandos que concluíram o ensino médio e é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame apresenta o mesmo nível de complexidade do Enem regular e é composto por quatro provas, totalizando 180 questões, além de uma redação em língua portuguesa.
A avaliação não apenas facilita o acesso à universidade, mas também contribui para a análise da educação como um todo.

Em todo o estado de São Paulo, são 21.721 detentos que participarão do Enem, representando um aumento de pouco mais de 10% em comparação aos inscritos do ano anterior, conforme dados divulgados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia