13/11/2023 às 09h05min - Atualizada em 13/11/2023 às 09h05min

Fantástico mostra o trabalho de engenheiros e técnicos brasileiros na construção do 1º submarino movido a energia nuclear

Fantástico também deu uma volta no "Riachuelo", o primeiro dessa nova geração de submarinos que representam um salto tecnológico pra indústria brasileira.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

O Brasil está a caminho de ter o seu próprio submarino de propulsão nuclear -- com reator 100% nacional. Isso quer dizer que a autonomia é muito maior - não precisa subir à superfície para recarregar bateria, por exemplo.

Enquanto ele não fica pronto, Fantástico deu uma volta no "Riachuelo", o primeiro dessa nova geração de submarinos que representam um salto tecnológico pra indústria brasileira. Em Aramar, o Fantástico também acompanhou todo o processo de enriquecimento de urânio, o combustível do submarino. 

A construção de um submarino

Nada é trivial na construção de um submarino. O projeto envolve pesquisadores de mais de 20 universidades, profissionais de 700 empresas e milhares de trabalhadores.

Equipes se revezam na construção do "Tonelero" e do "Angostura", dois dos quatro submarinos convencionais, a propulsão diesel elétrica. Boa parte dessa tecnologia foi transferida pelos franceses, parceiros do programa brasileiro.

Dois submarinos já foram lançados ao mar. O "Humaitá", que ainda está em fase de testes, e o "Riachuelo", incorporado à Marinha no ano passado.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia