O cenário esportivo muitas vezes é marcado por dificuldades enfrentadas por diversas modalidades, devido à falta de investimento e estrutura adequada. Essa realidade afeta diretamente o desenvolvimento e a profissionalização dos atletas, uma questão ainda mais preocupante devido à redução no valor do Programa Bolsa Atleta nas últimas Olimpíadas, onde o Brasil destinou R$ 530,4 milhões aos atletas em Tóquio 2020, em comparação com R$ 641,1 milhões nos Jogos do Rio 2016.
No entanto, em meio a essas dificuldades, algumas empresas se destacam por seu compromisso com o esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social. Conheça quatro delas:
1. Bayer: Promovendo a Inclusão e Diversidade através do Esporte
Os Jogos Paralímpicos desempenham um papel vital na promoção da valorização de pessoas com deficiência e na estimulação da inclusão social e da diversidade no esporte. A gigante farmacêutica Bayer acredita no potencial do esporte para impactar positivamente as comunidades onde atua. A empresa presta apoio à Associação Petrolinense de Atletismo (APA) em Petrolina, impulsionando o atletismo e o paratletismo no Vale do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.
2. Natura: Unindo Cosméticos e Causas Sociais
A marca de cosméticos Natura mantém um olhar atento para causas sociais. Através do Movimento Natura, compartilha iniciativas de projetos sociais, muitos deles direcionados ao esporte. Um exemplo é o projeto “Mentes de Aço”, que busca arrecadar bicicletas para pessoas carentes e promover a prática do ciclismo, recebendo o apoio entusiástico da marca.
3. Braskem: Apoiando os Paraesportes e Recebendo Reconhecimento
A Braskem é outra grande empresa que se compromete com o esporte. Em 2021, a companhia recebeu o ‘Selo Amigo do Esporte’ da Secretaria de Esportes de São Paulo em reconhecimento a seus esforços nessa área. Atualmente, a Braskem concentra seus esforços em apoiar os paraesportes, sendo uma das principais patrocinadoras da Seleção Brasileira de Paratletismo.
4. Ursofrango: Uma Nova Abordagem ao Incentivo ao Esporte
Diferentemente das outras marcas mencionadas, a Ursofrango fez do incentivo ao esporte seu produto e diferencial competitivo. Atuando como uma marca de moda streetwear, ela abraça um propósito inovador ao ser uma gestora de atletas de modalidades radicais. A Ursofrango direciona 100% do lucro da venda de seus produtos para investir na gestão da carreira de jovens talentos em esportes radicais. Isso a coloca além do universo da moda e redefine o conceito de investimento no esporte. Isso se reflete no Ursofrango Team, composto por jovens atletas com resultados expressivos e a estrutura necessária para alcançar novos patamares.
Essas empresas não apenas veem o esporte como uma oportunidade de marketing, mas como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento de talentos. Seu compromisso não se limita ao fortalecimento de suas marcas, mas abrange o cultivo de uma geração de jovens atletas em ascensão. Cada uma à sua maneira, essas organizações estão moldando um futuro mais promissor e equitativo para todos.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U