O Grupo Globo reconhece perda de alcance de 24% nos últimos seis anos. O número se refere à junção dos serviços de streaming Globoplay, canais pagos, TV aberta e sites da emissora.
A declaração aconteceu no Upfront Globo 2024, com dados apresentados por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.
Em 2017, o Grupo Globo teria lançado uma campanha em comemoração aos 100 milhões de brasileiros que se conectavam à emissora diariamente. No entanto, seis anos depois, esse número caiu para 76 milhões, representando espectadores/usuários dos serviços de streaming, canais pagos e sites da grande empresa. Já em relação à TV aberta, esse número cai para 70 milhões.
Segundo o Globo, esses dados são o resultado do surgimento de novas concorrências no meio televisivo, nos streamings e na internet.
Apesar da justificativa, outras emissoras demonstram estar na contramão da queda de audiência apontada. Veja, por exemplo, alguns momentos em que a Record TV apresentou recordes de audiências entre as principais programações brasileiras:
Além disso, recentemente, a programação da Universal na madrugada assumiu a liderança de audiência da Grande Belém, com 1,4 pontos de média contra 1,2 da Globo.
Durante o período da programação cristã, a reprise da novela “Fuzuê” indicava 1,3 pontos, enquanto o “Vai Que Cola” apontava 0,9 pontos.