11/11/2023 às 08h53min - Atualizada em 11/11/2023 às 08h55min

Ministério da Saúde rasga elogios para tecnologias desenvolvidas pela Sesab: "Impressionante"

O estado da Bahia tem se destacado quando se trata de tecnologias voltadas para a área da saúde

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
FOTO: DIVULGAÇÃO

A Bahia vem se destacando quando se trata de inovação tecnológica na área da saúde. Somente no ano de 2023, foram investidos uma quantia acima de R$ 60 milhões em tecnologia. Este valor vem possibilitando uma revolução nos processos de trabalho da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), otimizando o serviço e garantindo mais agilidade e eficiência.

Através da secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, os dados foram constatados. A secretária visitou a sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na última quinta-feira (9), juntamente com Paula Xavier, secretária adjunta e José Bueno, diretor do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os três tiveram a oportunidade de conhecer de perto as inovações implementadas na Bahia.

A visita foi acomapnhada por Diego Daltro, coordenador geral da Coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), pela superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Frank, a diretora-geral da Central de Regulação do Estado, Rita de Cássia Silva, e por representantes da equipe técnica do Ministério da Saúde e da Sesab.

 

A secretaria de Saúde Digital conheceu toda a instalação da entral Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia, unidade que abriga a Central Estadual de Regulação (CER) e a Central de Inteligência da Saúde, juntamente da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), responsável por gerir e monitorar todos os indicadores e sistemas desenvolvidos, a exemplo do Reds e do AGHUse.

De acordo com o coordenador geral da Coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde, os próximos passos devem ser misturar as tratativas para levar toda tecnologia aplicada à saúde desenvolvidas pela Sesab para outros estados do Brasil. Daltro avaliou o encontro como muito produtivo.

“Foi um encontro extremamente produtivo, em que tivemos a oportunidade de mostrar os sistemas construídos para a Secretaria da Saúde. São mais de 121 sistemas que nós trabalhamos, mais de 170 painéis de business intelligence, então foi uma discussão muito madura e com um amadurecimento tecnológico muito forte. As tratativas vão seguir e, como a secretária Estela Haddad destacou, podendo levar a nossa estrutura como modelo para todo o Brasil, criando um elo muito maior”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia