08/11/2023 às 08h58min - Atualizada em 08/11/2023 às 08h58min

Brasileiros ficam fora de nova lista de cidadãos com autorização para deixar Gaza

Embaixada do Brasil no Cairo prepara a recepção aos refugiados brasileiros

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

As 34 pessoas sob proteção do governo do Brasil buscando fugir da Faixa de Gaza foram frustradas novamente na manhã desta quarta (8), quando o Egito divulgou a nova lista de pessoas autorizadas a deixar o território palestino sob ataque de Israel.

Segundo o embaixador brasileiro na Cisjordânia, Alessandro Candeas, na sexta leva de permissões foram beneficiados a Ucrânia (228 pessoas), Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).

 

O problema foi o fechamento da fronteira no posto de Rafah, que liga Gaza ao Egito, no sábado (4). O bloqueio se deu pelo ataque israelense a ambulâncias que levariam feridos graves ao Egito.

 

De acordo com novo acordo realizado, a partir da segunda (6), quando a fronteira foi reaberta, apenas comboios organizados pelo Crescente Vermelho/Cruz Vermelha e pela ONU podiam levar feridos a Rafah.

Já na terça, uma quinta lista de autorizações para estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade, além de egípcios, foi divulgada. Ao todo, contando o anúncio desta quarta, cerca de 4.100 pessoas já foram receberam esses passes, mas não os brasileiros.

Isso levou a queixas sobre um suposto veto israelense, negado pelo governo do país, devido à atuação mais equidistante do governo brasileiro ao tratar da crise quando presidiu o Conselho de Segurança da ONU, ao longo de outubro.

 

Os refugiados brasileiros estão em dois grupos, um de 18 em Rafah e outro, de 16, em Khan Yunis, a 10 km de lá. Eles relatam dificuldades diárias para viver, e os bombardeios de Israel seguem constantes nas cidades.

Enquanto isso, a Embaixada do Brasil no Cairo prepara a recepção aos refugiados, que receberão atenção médica antes de embarcar no voo de volta em um VC-2, a verão de transporte presidencial do Embraer-190. O avião está no Cairo.

Até aqui, foram repatriado na crise 1.410 brasileiros e 3 bolivianos de Israel, além de 32 brasileiros da Cisjordânia, a outra metade do Estado palestino que nunca veio à luz de forma plena após os acordos de Oslo, em 1993. Em 2007, o Hamas tomou Gaza para si, cristalizando a divisão entre os árabes da região.

 

 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia