08/11/2023 às 08h42min - Atualizada em 08/11/2023 às 08h42min

Alexandre Landim é reeleito presidente do Sinduscon-BA para o biênio 2023-2025

Após ser reeleito para o cargo, Landim falou sobre os desafios enfrentados pelo setor nos últimos tempos

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução

O engenheiro civil Alexandre Landim Fernandes, de 51 anos, foi reeleito presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA). A escolha do ocupante do cargo para o biênio 2023-2025 foi definida durante eleição realizada nesta segunda-feira (6).

Após ser reeleito para o cargo, Landim falou sobre os desafios enfrentados pelo setor nos últimos tempos e agradeceu a confiança depositada nele para mais uma vez assumir a entidade. “Ao mesmo tempo que chego ao final de um mandato, já início outro para dar seguimento às ações de desenvolvimento do setor da construção. Para mim é uma grande honra continuar ocupando o cargo de presidente do Sinduscon-BA, uma das entidades mais representativas do Brasil”, disse.

 

A construção civil é um dos setores que mais empregam no Brasil. Em 2022, o setor fechou o ano com saldo de emprego direto de 2,5 milhões de pessoas no País. Quando considerados os empregos indiretos, esse número é ainda mais significativo. A Bahia foi o 3º estado que mais gerou empregos e Salvador a terceira capital do país que mais gerou empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em julho deste ano foram contabilizados cerca de 137 mil empregos diretos e formais.

O presidente reeleito também ressaltou a importância crescente da agenda de ESG no setor da construção. "As práticas ambientalmente responsáveis, o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e a governança sólida são elementos essenciais que orientam nossa indústria em direção a um futuro mais ético e sustentável. A inovação é mais um tema fundamental para a melhoria da produtividade e da qualidade na construção, que contribui para o contínuo crescimento econômico”, pontuou.

Vale lembrar que a sede do Sinduscon-BA foi o primeiro edifício de Salvador a receber o selo ouro no IPTU Verde, projeto que pertence à Prefeitura de Salvador e que valoriza as edificações que dispõem de soluções para reduzir o consumo de energia e água.

 

Apesar dos avanços do setor, Landim destacou também o déficit habitacional que persiste como um desafio premente para o segmento. Milhões de pessoas no Brasil ainda carecem de moradias adequadas e acessíveis. Segundo estudos do observatório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), só na Bahia, há um déficit de 420 mil unidades habitacionais e outras 66 mil em Salvador. 

"Nossos associados do Sinduscon-BA podem participar ativamente na solução deste problema. Temos empresas capacitadas, tecnologia de ponta, fornecedores locais e seguimos ávidos por novos desafios", afirmou Landim.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia