07/11/2023 às 09h21min - Atualizada em 07/11/2023 às 09h21min

Inédito na Amazônia, Mercado das Indústrias Criativas do Brasil ocorre em Belém;

A programação ocorre de 8 a 12 de novembro, no Hangar. Abertura traz espetáculo inédito com o grupo Suraras do Tapajós, Gang do Eletro, Manoel Cordeiro, Patrícia Bastos, Djuena Tikuna, Aíla, DJ Méury, Victor Xamã, e Uapi - Amazônia Percussiva

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G1
Foto: Everaldo Nascimento/Secom

Belém é sede do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que vai reunir 260 empresas selecionadas pelo Ministério da Cultura (MinC), em 15 setores criativos. A programação ocorre de 8 a 12 de novembro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia. A abertura será a partir das 19h, com espetáculo inédito, trazendo o grupo Suraras do Tapajós, Gang do Eletro, Manoel Cordeiro, Patrícia Bastos, Djuena Tikuna, Aíla, DJ Méury, Victor Xamã, e Uapi - Amazônia Percussiva, que farão um resgate da música ancestral amazônica, do carimbó a guitarrada, e do brega à arte contemporânea indígena.

O MICBR 2023 marca sua primeira realização na Amazônia e representa uma importante política pública para o setor cultural, visando estimular o crescimento dos setores criativos, a circulação de bens e serviços culturais, a internacionalização da produção cultural brasileira e o profissionalismo dos agentes culturais do país.

 

Esta edição traz algumas novidades, como a inserção do Hip Hop como um dos setores criativos, a realização de rodadas separadas para cada setor das artes cênicas (circo, dança e teatro), a inclusão de um setor dedicado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formação e a Argentina como país convidado de honra.

A programação inclui ainda artesanato, audiovisual & animação, design, editorial, jogos eletrônicos, moda, museus & patrimônio, música e teatro. Além disso, destacando a rica culinária da região norte, o evento apresentará uma Cozinha-Show com foco nos sabores e ingredientes locais.

O Ministério da Cultura investiu R$1,118 milhão no edital para levar os 260 empreendedores culturais e criativos brasileiros ao evento. O Norte vai participar com 42 empreendedores, sendo 31 do Pará, três do Amazonas, quatro do Amapá, dois do Tocantins e um do Acre.

 

Programação

 

A programação vai durar três dias e conta com diversas opções gratuitas para o público, como shows, oficinas, painéis, atrações artísticas, exposições e feiras, além de uma cozinha show, onde o público terá a oportunidade de conhecer a culinária paraense e aprender a cozinhar pratos típicos diversos, em dois horários diferentes no período de quinta-feira (9), até sábado (11).

No próximo sábado (11), quando encerra o MICBR, no Hangar, terá apresentação do Nação Zumbi, Vale Música Belém e La Bom Del Tiempo, músicos argentinos que se apresentam com os mestres Curica, Solano e Luê.

Já no domingo (12), o Mercado se desloca para o centro histórico de Belém, para uma programação imersiva em 30 espaços criativos do projeto Circular Campina Cidade Velha, das 8h às 20h. A programação completa será divulgada no site do projeto Circular.

 

Reuniões de negócios

 

São aguardados, aproximadamente, 450 empreendedores que participarão das rodadas com perfis de compradores ou vendedores, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é que sejam gerados 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024, como desdobramento das rodadas de negócios do MICBR 2023.

“Os participantes são brasileiros, argentinos, chilenos e personalidades do mercado cultural mundial que vêm conhecer a Amazônia brasileira com toda a pujança que ela tem pra mostrar”, ressalta o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes.

Ao todo, 13 áreas de atuação do setor cultural foram contempladas, sendo artesanato (21%), audiovisual & animação (21%), circo (20%), dança (20%), design (20%), editorial (20%), hip hop (20%), jogos eletrônicos (15%), moda (20%), museus & patrimônio (20%), música (21%), teatro (21%) e áreas técnicas (21%).

No Norte, 42 empreendedores foram selecionados em edital, sendo 32 do Pará, 3 do Amazonas, 4 do Amapá, 2 do Tocantins e 1 do Acre, representando cerca de 16% dos selecionados por região.

 


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