07/11/2023 às 09h05min - Atualizada em 07/11/2023 às 09h05min

Entenda: por que alguns celulares tocam o alarme mesmo estando desligados?

Especialistas em tecnologia da informação revelam como as configurações de alarme variam de acordo com os modelos de celular.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Iryá Rodrigues/g1 AC

eliminação do jovem Geovane do Nascimento Gomes, de 20 anos, no primeiro dia de provas do Enem de 2023 no Acre, devido ao toque do alarme de seu celular, mesmo estando desligado, levantou curiosidade sobre o tema.

Para entender melhor e evitar contratempos semelhantes no segundo dia do exame, que ocorre no próximo domingo (12), o g1 consultou profissionais da área de tecnologia da informação, que falaram sobre as configurações de alarme em diversos modelos de celulares.

 

Diversidade de configurações

 

Os especialistas destacam que cada marca e modelo de celular têm suas próprias configurações para o comportamento dos alarmes, algumas mais simples e outras mais complexas.

 

Opções no desligamento

 

Em alguns modelos, ao desligar o celular, o usuário é questionado se deseja manter os despertadores ativos. Se essa opção for selecionada, os alarmes continuarão funcionando mesmo com o celular desligado.

 

Configurações específicas

 

Para garantir que os alarmes não toquem inesperadamente, é preciso explorar configurações de acessibilidade, bateria e sistema, que variam de acordo com o fabricante e o sistema operacional do celular.

 

Recomendação

 

A recomendação dos especialistas é que, caso não seja possível deixar o celular guardado no carro, moto ou até mesmo em casa, a pessoa deve, antes de desligar o aparelho, desativar todos os alarmes e colocar no modo “não perturbe”.

Essa precaução pode evitar interrupções indesejadas, como a que afetou o candidato no Enem.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia