07/11/2023 às 08h56min - Atualizada em 07/11/2023 às 08h56min

Empresa de aluguel WeWork entra com pedido de falência nos Estados Unidos

O balanço financeiro da companhia foi prejudicado principalmente pela pandemia da Covid-19. As ações da WeWork caíram cerca de 98,5% neste ano. O g1 entrou em contato com a companhia para saber como a recuperação judicial pode impactar os negócios no Brasil.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Brendan McDermid/Reuters

WeWork, uma empresa de aluguel de espaços de coworking norte-americana, entrou com pedido de falência na noite de segunda-feira (6), nos Estados Unidos.

A empresa aderiu ao Capítulo 11, regra jurídica dos EUA que permite o devedor manter as operações e adiar os prazos de pagamento, enquanto busca sanar as dívidas financeiras, antes de falir completamente — processo que se assemelha com a recuperação judicial no Brasil.

O balanço financeiro da companhia foi prejudicado nos últimos meses por conta da pandemia da Covid-19. Como muitos escritórios optaram por trabalhar de casa, os donos das empresas decidiram por rescindir o contrato de aluguel, prejudicando a economia da WeWork.

E embora a WeWork tenha tido algum sucesso ao contratar grandes conglomerados como clientes, muitos dos seus clientes eram startups e pequenas empresas, que reduziram os seus gastos à medida que a inflação disparava e as perspectivas econômicas locais pioravam.

Somando-se aos problemas, estava ainda a concorrência de seus próprios proprietários. Antigamente, as grandes imobiliárias faziam apenas contratos de longo prazo, e nos últimos anos, passaram a também oferecer serviços de curto período — modelo de negócio da WeWork. Isso ampliou a competição no setor.

 

Pouco antes da WeWork pedir falência, Adam Neumann, o fundador da WeWork, disse em comunicado: “Acredito que, com a estratégia e a equipe certas, uma reorganização permitirá que a WeWork emerja com sucesso”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia