04/11/2023 às 12h44min - Atualizada em 04/11/2023 às 12h44min

Óleo de dendê é usado em produção de biocombustíveis mais eficiência

O óleo se destaca pela sua cadeia química – similar à dos combustíveis fósseis – e pela alta eficiência na produção

AB NOTICIA NEWS
BNEWS

O óleo de palma, conhecido como óleo de dendê, vem sendo usado como matéria-prima para desenvolver biocombustíveis de segunda geração com mais eficiência. É o que diz o CEO do Grupo BBF (Brasil BioFuels), Milton Steagall.

O executivo afirma que, apesar de o Brasil ter uma pequena participação na produção de óleo de palma, o país tem um potencial para o cultivo sustentável da palma e se tornar referência na produção dos biocombustíveis de segunda geração, como o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e o Diesel Verde.

 

O Brasil possui uma participação ainda tímida no mercado da palma. Mas a palma tem muitas virtudes. Uma das mais relevantes do ponto de vista socioeconômico é que o seu cultivo não pode ser mecanizado, o que gera milhares de empregos e renda para a população das localidades onde é inserida. Só no Grupo BBF são mais de 6 mil empregos diretos gerados e 18 mil indiretos em cinco estados do Norte”, disse Steagall.

“Outro ponto importante é que tem uma cadeia de produção ampla, que vai desde o plantio da semente, até os tratos culturais, colheita e operação de indústrias voltadas para extração do óleo, usina para produção de biodiesel e a inédita biorrefinaria para desenvolvimento de SAF e Diesel Verde”, acrescentou, que ainda chamou a atenção para o fato de que a cadeia produtiva da palma pode ser feita em que seja derrubada nenhuma árvore de floresta.

“O potencial do óleo de palma para a geração de biocombustíveis na Amazônia é enorme, visto que temos um verdadeiro ‘Pré-Sal Verde’ na região, com mais de 31 milhões de hectares aptos ao cultivo sustentável da palma de óleo”, explica o CEO do Grupo BBF.

 
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia