03/11/2023 às 09h11min - Atualizada em 03/11/2023 às 09h15min

Lula anuncia operação com militares em portos e aeroportos para combater o crime organizado

Até maio de 2024, as Forças Armadas vão atuar de maneira coordenada com órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O presidente Lula anunciou nesta quarta-feira (1°) uma operação com a participação de militares em portos e aeroportos para combater o crime organizado.

O anúncio foi feito pelo presidente Lula ao lado de ministros e dos três comandantes das Forças Armadas. O decreto autoriza uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), das Forças Armadas, a partir de segunda-feira (6). O principal objetivo é ajudar o Rio de Janeiro a combater a crise na segurança pública.

O decreto prevê que a GLO vai ficar em vigor até maio de 2024. Nesse período, as Forças Armadas vão atuar de forma coordenada com órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.

Navios da Marinha vão atuar na fiscalização dos portos de Itaguaí e Rio de Janeiro e de Santos, em São Paulo. Haverá aumento de efetivo na Baía de Guanabara, na Baía de Sepetiba e nos acessos marítimos ao Porto de Santos.

Equipes da Aeronáutica vão ajudar no controle do aeroporto do Galeão, no Rio, e de Guarulhos, em São Paulo. O Exército não vai atuar no Rio de Janeiro, por isso não foi incluído na GLO. Mas soldados vão reforçar a fiscalização de fronteiras em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraná, e a Marinha atuará no patrulhamento do Lago de Itaipu.

O governo escolheu essas áreas porque são pontos de entrada de drogas e armas para as facções que atuam no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao todo, 3,7 mil militares serão mobilizados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia