03/11/2023 às 08h46min - Atualizada em 03/11/2023 às 08h50min

Copom corta Selic pela 3ª vez seguida e registra menor índice desde maio de 2022

O montante que deve circular nas compras é 4,3% superior ao de 2022

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Uma projeção feita pela Fecomércio-BA aponta que o mês de novembro deve ser, em média, positivo para os setores que fazem parte do varejo. Segundo a entidade, o montante a ser movimentado é na casa de R$ 7,2 bilhões, uma alta anual de 4,3%.


“A Entidade sempre reforça que não necessariamente são compras para o evento, até porque, tecnicamente, não é possível fazer essa distinção da compra habitual ou para outra finalidade. No entanto, da mesma forma como o Natal, a Black Friday tem forte relevância para o total das vendas no mês. Desta forma, se a projeção para o mês é favorável, a tendência é que a data comemorativa também siga na mesma linha”, pontuou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.


 

A maior variação estimada é do setor de Vestuário, Tecidos e Calçados, de 7,6%, seguido de Farmácias e Perfumarias, de 7,5%.


Os supermercados também estão na tendência positiva e devem crescer 5,4% na comparação com novembro do ano passado. “Cada vez mais esse setor vem promovendo a Black Friday como importante estímulo ao consumo e o momento é propício por conta da queda natural dos preços médios dos alimentos que vem ocorrendo nos últimos meses na região”, comentou Dietze.


No levantamento não foram considerados alguns segmentos por não haver uma relação direta com o evento, com o de Concessionárias de Veículos, Materiais de Construção e o grupo Outras Atividades.

 

Outro ponto importante é que se trata exclusivamente do varejo físico. Setores como o de Eletrodomésticos e Eletrônicos têm forte demanda do mercado online, o que acaba sendo um grande competidor nos estabelecimentos no estado. Tanto que a projeção para o mês, para esse segmento, é de queda de -6,3%.


De qualquer forma, vale ressaltar que os preços de produtos eletrônicos já estão mais em conta em relação a 2022. Segundo dados do IPCA-15, o televisor apresentou queda de 15,76% e os computadores pessoais tiveram recuo de 12,06%. “Talvez pelos preços médios estarem mais em conta, o desconto final neste ano não seja tão agressivo no segmento. Na verdade, depende também do estoque remanescente e dos modelos vendidos”, disse Dietze.

 


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