01/11/2023 às 15h19min - Atualizada em 02/11/2023 às 00h00min

Para SHEIN, LVMH e Mercado Livre, personalização na venda no e-commerce ao usuário permanece fundamental

No Bloomberg Línea Summit 2023, especialistas das marcas debateram a importância crucial da tecnologia no contexto do varejo

Redação
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SHEIN, LVMH e Mercado Livre se reuniram nessa segunda-feira, 23/10, em mais uma edição do Bloomberg Línea Summit 2023. A discussão do painel, que tinha como foco central a transformação digital do varejo, reforçou como a próxima onda de inovação será focada em inovações tecnológicas como IA, análise de dados e personalização.  
No início da conversa, Julia Rueff, VP de Marketplace do Mercado Livre, enfatizou a trajetória da empresa sendo um nativo digital e a disrupção que o e-commerce como um todo representa no mercado do varejo. Rueff ainda citou dados que mostram que antes da pandemia, o e-commerce representava 7% do mercado; esse número aumentou para 14% e permaneceu nesse patamar ainda hoje. "As maiores inovações feitas ao longo dos últimos anos visaram atender a uma expectativa cada vez mais exigente do consumidor", ressalta a VP. "Se fosse destacar uma tecnologia que estamos utilizando, seria a inteligência artificial. Recentemente, inclusive, mais de 600 mil produtos foram retirados da plataforma antes mesmo de serem publicados utilizando esta tecnologia. Estamos focados em melhorar a experiência de compra do usuário." 
O foco central abordado por Felipe Feistler, General Manager da Shein, foi a adaptação aos gostos locais a personalização. Em sua exposição, o executivo relevou que a companhia testa a demanda com a produção de 100 a 200 peças e só escala para 10 mil peças se tiver demanda. Além disso, a plataforma de moda chinesa já iniciou uma produção local e peças no Brasil para atender os gostos dos brasileiros com produtos como jeans e beachwear.  

Já o mercado que Daniela Ota, Country Manager Parfums & Cosmetiques da LVMH, atua tem uma realidade um pouco diferente, já que 100% da sua produção é importada. Durante sua exposição de ideias, enfatizou a forte presença da LVMH no mercado de luxo. Ota ainda ressaltou que, no contexto da transformação digital no setor de cosméticos de luxo, a ênfase deve ser colocada na oferta de produtos personalizados e proporcionar uma experiência única aos clientes, mesmo ao comercializar produtos como fragrâncias e texturas online. Por último, Daniela salientou a importância de desmistificar o varejo digital, destacando que o objetivo não se limita a oferecer descontos, mas sim a proporcionar uma experiência luxuosa e outros serviços de alta qualidade. 
Para concluir, um ponto que todos os palestrantes enfatizaram é o desejo da Geração Z por uma produção sob medida, em vez de produções em massa. "O consumo da geração Z é diferenciado. Eles, através das plataformas, escolhem quais conteúdos vão assistir e, a partir daí, tomam as decisões de consumo. Não é mais um anúncio no site. Precisamos estar em todos os lugares que eles estão", conclui Felipe.  
Para finalizar, Luiza de Vasconcellos, Head de Negócios ESG do Itaú BBA, marca patrocinadora do evento, detalhou que “a economia verde representa uma grande oportunidade de negócio. O Brasil está bem-posicionado para se diferenciar e liderar essa agenda. Para tanto, é importante desenvolvermos padrões e metodologias que se apliquem a nossa realidade local e contribuam para que as oportunidades sejam destravadas com segurança e credibilidade, garantido um impacto ambiental e social positivo.” 
"Conforme mencionei em meu discurso de abertura no evento, as novas gerações, como a Geração Z, estão ansiosas por algo inovador. Isso vale não apenas para o setor de varejo, mas também para a Bloomberg Línea. Estamos plenamente conscientes dessa mudança na forma de contar histórias e, portanto, sempre nos esforçamos para nos adaptar e fornecer notícias da maneira que desejam ler, ouvir ou até mesmo assistir", complementa Kaio Philipe, COO (Chief Operating Officer) e co-fundador da Bloomberg Línea. 
Em sua segunda edição, o Bloomberg Línea Summit 2023 recebeu mais de 400 pessoas de C-levels de todo o Brasil. Além do varejo, os tópicos abordados incluíram economia, investimentos, negócios e sustentabilidade, fornecendo insights e perspectivas para o futuro. Confira a programação completa.  
 
Sobre Bloomberg Línea 
Lançada em 2021 como uma parceria entre a Bloomberg Media e a Falic Media, a Bloomberg Línea é uma marca multiplataforma de notícias de negócios que atende à audiência da América Latina e do Caribe. Com uma equipe de mais de 2.700 jornalistas e analistas da Bloomberg em 120 países, a Bloomberg Línea oferece produtos digitais em espanhol e português para o público de finanças e negócios na região. A marca se destaca por seu conteúdo global da Bloomberg, traduzido e combinado com reportagens locais e originais de mais de 70 contribuidores. Com alcance impressionante, a Bloomberg Línea atinge 550 mil assinantes digitais, atrai mais de 5 milhões de visitantes mensais e alcança 30 milhões de pessoas em três idiomas e 20 países. Disponível em diversas plataformas, incluindo desktop, celular, eventos e mídias sociais, a Bloomberg Línea oferece uma cobertura abrangente das empresas, pessoas, eventos e ideias que estão moldando os mercados em toda a América Latina. 
Acesse também: 
Site oficial: https://www.bloomberglinea.com.br/ 
Facebook: Bloomberg Línea Brasil 
Twitter: @BloombergLineaB 
YouTube: Bloomberg Línea Brasil 
 

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