01/11/2023 às 10h14min - Atualizada em 01/11/2023 às 10h14min

Estrangeiros deixam Faixa de Gaza pela 1ª vez desde o início da guerra, mas brasileiros não estão liberados

Lista com 500 nomes divulgada pela autoridade local de Gaza, controlada pelo Hamas, não inclui brasileiros. Embaixador do Brasil na Palestina diz trabalhar para a liberação de brasileiros nos próximos grupos. Saída foi autorizada após acordo entre Israel, Egito e Hamas.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: REUTERS/Arafat Barbakh TPX

Estrangeiros começaram a deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º) pela primeira vez, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Eles foram autorizados a sair do território após um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas

As saídas acontecem pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, única por terra em Gaza que não leva a Israel e que ficou fechada durante todo o conflito. Veja fotos ao final da reportagem.

De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, nenhum brasileiro foi colocado nesta primeira lista, que conta com quase 500 nomes. No entanto, ele disse trabalhar para que os brasileiros sejam incluídos nos próximos grupos.

As pessoas já liberadas para deixar o território palestino tiveram os nomes divulgados pela autoridade local de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas.

Não há, ainda, informações sobre por quanto tempo a passagem ficará aberta, tampouco se todos os estrangeiros autorizados irão atravessar o corredor em um único comboio nesta quarta.

Nesta primeira relação, estão autorizados a deixar a Faixa de Gaza nacionais da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Além disso, a lista também inclui nomes de integrantes da Cruz Vermelha e de algumas ONGs, segundo Candeas.

 

"O número de estrangeiros é grande nessa região e o governo continua a insistir para que os brasileiros saiam o quanto antes. A informação que nos foi passada é que hoje não está prevista a saída de brasileiros da Faixa de Gaza", diz o comunicado oficial do Itamaraty.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia