Segundo os dados do estudo, os brasileiros estão mudando os hábitos de consumo em consequência de conflitos geopolíticos, pressões inflacionárias e interrupções nas cadeias de suprimentos, que levaram à falta de muitos produtos, principalmente na pandemia de Covid-19, o que pode voltar a ocorrer com as guerras na Ucrânia e em Israel.
“Há um ponto importante que explica o atual momento no Brasil: apesar do cenário macroeconômico aparentemente positivo — com uma baixa taxa básica de juros (Selic) e melhora da inflação —, ainda existe uma alta taxa de endividamento e um aumento da inadimplência", explica, em reportagem do g1, Natália Sperati, sócia de estratégia da EY-Parthenon para varejo e bens de consumo para a América Latina.
"Essa situação de endividamento e inadimplência gera uma pressão no consumidor, que acaba tendo que tomar medidas práticas na hora da compra, como redução de gastos em itens não essenciais ou procura por maiores vantagens oferecidas pelos varejistas, como melhor custo-benefício e promoções", conclui a executiva.