31/10/2023 às 08h44min - Atualizada em 31/10/2023 às 08h44min

TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro sobre uso eleitoral do 7 de Setembro; saiba detalhes

Além de Bolsonaro, Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa do ex-capitão, também é alvo da Corte

AB NOTICIA NEWS
BNEWS
Reprodução / TV Brasil

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), será julgado novamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (31). O motivo seria o uso eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência no dia 7 de setembro de 2022.

Além de Bolsonaro, Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa do ex-capitão, também é alvo da Corte. Ambos serão julgados através de ações que investigam a possibilidade de abuso de poder político e econômico durante os festejos cívicos.

Esta é a terceira sessão dedicada a este caso. Até o momento, dois votos são favoráveis à condenação de Jair Bolsonaro e um à absolvição. Em relação a Braga Netto, há três opções de votos: absolvição, imposição de multa ou inelegibilidade.

 

Se prevalecer o voto do relator, Bolsonaro será novamente considerado inelegível, desta vez por um período de oito anos, a partir das eleições de 2022.

“O que se viu nas manifestações feitas nas convenções partidárias em julho do ano passado e na propaganda eleitoral vinculada em seis de setembro do ano passado foi a inequívoca difusão de mensagens associando a comemoração do bicentenário [da Independência] e todo o seu simbolismo à campanha do investigado [Bolsonaro]”, disse Benedito Gonçalves, durante primeira sessão.

“A prova dos autos demonstra que essa mobilização não envolveu exclusivamente ato de campanha, houve nítida referência aos atos oficiais com destaque para a participação das Forças Armadas”, acrescentou.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia