31/10/2023 às 08h43min - Atualizada em 31/10/2023 às 08h43min

Indicadores de Qualidade Assistencial comprovam diferencial nos cuidados hospitalares da Hapvida NotreDame Intermédica

A maior operadora de saúde do país comprova qualidade e excelência de toda a sua rede própria através dos melhores indicadores de qualidade assistencial do mercado

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Divulgação

Quando precisa de atendimento na área de saúde, o paciente pede cuidado. Um cuidado com atenção, preocupação, responsabilidade e segurança. Imensurável para quem recebe, mas medido pela Hapvida NotreDame Intermédica. Com a missão de garantir acesso à saúde de qualidade, a maior empresa de planos de saúde e odontológicos da América Latina possui Indicadores de Qualidade Assistencial que comprovam o resultado de suas operações.

Mais de 30 indicadores, divididos na emergência hospitalar – nos setores de internação, obstetrícia e neonatologia, entre outros –, mostram a eficiência do serviço de atendimento e traduzem o jeito único de cuidar desde a consulta clínica e exames até a internação hospitalar.

 

Segundo o cirurgião cardiovascular Anderson Nascimento, vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços da empresa, os resultados, em sua maioria, são melhores do que os divulgados pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), entidade que é referência no acompanhamento mensal dos indicadores hospitalares.

“Cuidamos diariamente, e fornecemos todas as informações, para que nossas gestantes tenham o parto adequado. Nas cidades que possuem o programa Nascer Bem, por exemplo, temos um percentual de 38% de partos vaginais (dado de setembro de 2023). Esse índice é melhor do que o da ANAHP”, exemplifica.

Acompanhar cada um dos indicadores é uma “obsessão” para a alta gestão da empresa. É a melhor forma de avaliar a entrega e obter informações para manter o padrão de excelência na assistência prestada.

Além de fazer comparativos com outros hospitais, a Hapvida NDI usa indicadores exclusivos. Com os dados, também é possível acompanhar as melhorias que ocorreram nas operações a partir dos investimentos em tecnologia e inovação.

“São números muito robustos e animadores. A gente acompanha muito de perto e vê que a qualidade e a segurança da nossa entrega chegam ao cliente”, completa Nascimento.

A agilidade no atendimento emergencial é um exemplo: 99,7% dos exames de eletrocardiogramas são laudados em até 15 minutos por especialistas*. O prazo é de até 2h em 95,6% dos exames laboratoriais e 96,5% dos exames de imagem*.

 

Ao apontar os dados referentes aos eletrocardiogramas, o médico destaca o suporte de um sistema de Inteligência Artificial combinado a uma equipe de experientes cardiologistas, implantado em 2021, que analisa e seleciona os exames com alterações, garantindo, assim, 100% de assertividade e desfecho favorável em todos os casos.

Verticalização e integração como diferencial

Tudo isso só é possível porque a Hapvida NDI tem um sistema verticalizado e integrado. O que começou como um desafio, conforme o vice-presidente de Operações, se tornou também uma grande conquista. Hoje, são 87 hospitais, 77 pronto atendimentos, 331 clínicas e 271 centros de diagnósticos funcionando de forma integrada nas cinco regiões do Brasil.

São mais de 1,5 mil leitos de terapia intensiva, entre leitos adultos e pediátricos, e indicadores que também colocam a empresa como referência, como o índice de reinternação na UTI em até 48 horas.

“Quando se compara a readmissão de UTI, a literatura fala em 3% de incidência. Temos apenas 1,1% em até 48 horas*. São números muito importantes e animadores”, considera.

Além de investir no que há de melhor, a empresa também desenvolve tecnologias próprias, como fez ao criar um detector de frequência cardíaca fetal, em parceria com o Senai-CE. Chamado Detector de Frequência Cardíaca Fetal Anteparto, o aparelho monitora o batimento cardíaco dos bebês ainda na barriga das mães.

 

Tudo pensado para aumentar a segurança dos pacientes. Os indicadores comprovam a eficiência do serviço, ajudam a analisar cada área e a traçar metas de aperfeiçoamento, sempre no intuito de oferecer a melhor assistência médica.


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