31/10/2023 às 08h41min - Atualizada em 31/10/2023 às 08h41min

Separação de gêmeos siameses: veja a evolução e entenda as técnicas usadas para a cirurgia

Ao Fantástico, médico Zacharias Calil demonstrou como a cirurgia foi evoluindo. Na época em que ele fez a primeira separação, foram usados bonecos na simulação e no treinamento.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: TV Globo/Reprodução

Zacharias Calil é cirurgião pediátrico especialista na separação de gêmeos siameses. Ele já fez 22 cirurgias deste tipo. Ao Fantástico, ele explica como fez a primeira cirurgia de separação — a das irmãs siamesas Larissa e Lorraine, em 2000.

"Elas nasceram unidas pelo abdome e o osso da bacia", conta Zacharias, fazendo a demonstração em bonecas, como era usado na época. Veja vídeo acima.

"A gente não tinha nada assim que pudesse simular e mostrar, também, como elas estavam unidas. Inclusive, esse modelo também serviu para que a gente fizesse o treinamento no centro cirúrgico", diz ele mostrando as bonecas.


Hoje em dia é usada impressão 3D em tamanho real. "Então você faz um exame, uma tomografia computadorizada e aí você faz a impressão 3D", explicou. "Com isso você evita uma série de intercorrências."

Mas não é só.
"E a partir disso, nós evoluímos para a realidade virtual aumentada", conta. Mas como? Zacharias explica:

"Você faz tipo um holograma e essa imagem é jogada em cima. Aí você visualiza exatamente onde é que nós vamos fazer o corte principal", conta.

Larissa e Lorraine foram separadas aos 10 meses. Lorraine, no entanto, foi ficando com a saúde debilitada ao longo dos anos e acabou morrendo aos sete . Hoje, Larissa tem 24 anos e sonha em ser médica.

"Meu sonho. Sigo tentando ser médica. Me imagino formada, atendendo aos pacientes, ganhando, viajando e curtindo a vida."

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia