30/10/2023 às 08h13min - Atualizada em 30/10/2023 às 08h13min

Guerras, inflação e saúde: entenda por que brasileiros estão mudando os hábitos de consumo

Levantamento mostra que brasileiros estão mais preocupados com suas finanças e que já têm tomado medidas para reduzir seus gastos diante do atual cenário macroeconômico.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Willo M./Pexels

Os brasileiros estão mais cautelosos com seus gastos e mudando seus hábitos de consumo.

Segundo um levantamento feito pela consultoria EY-Parthenon e antecipado com exclusividade ao g182% dos brasileiros estão preocupados com suas finanças — mais do que a média global, de 80%. A pesquisa foi feita em 27 países e entrevistou mais de 21 mil pessoas.

Entre os motivos mais citados para essa preocupação estão:

 

  • Conflitos geopolíticos;
  • Pressões inflacionárias;
  • Interrupções nas cadeias de suprimentos, que levaram à falta de muitos produtos, principalmente na pandemia, entre outros.

 

A designer Vanessa Reis, de 30 anos, faz parte do grupo de pessoas que têm se preocupado cada vez mais com suas finanças. Ela conta que, desde a pandemia, tenta ser cada vez mais consciente em relação aos seus hábitos de consumo — inclusive com coisas que podem passar despercebidas para muita gente.

 

"Dentro de casa, quando não estou em um cômodo eu apago as luzes, uso o ar-condicionado somente quando o calor está muito insuportável, fecho a torneira quando estou escovando os dentes, fecho o chuveiro na hora de me ensaboar e no prédio que eu moro tem coleta seletiva", comenta.

 

Essas atitudes, segundo Vanessa, vão além da questão de sustentabilidade, mas também se relacionam diretamente com uma melhor gestão do orçamento.

Além das ações dentro de casa, por exemplo, a designer conta que também começou a pesquisar mais os preços antes de adquirir os produtos, passou a fazer a compra do mês em mercados que vendem no atacado e a evitar comer fora de casa ou comprar comida por aplicativo.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia