27/10/2023 às 11h21min - Atualizada em 27/10/2023 às 11h21min

Carros a combustão, híbridos e elétricos: entenda as diferenças

Em 2022, o Brasil tinha 60.459.290 veículos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Divulgação

Para além da pressão por leis ambientais mais rígidas contra a queima de combustíveis fósseis mundo afora, há uma promessa que faz consumidores olharem com mais atenção para os carros elétricos (e alimentarem o sonho de ter um): a possibilidade de economizar com combustível.

Por enquanto, ainda que a economia de combustível seja um grande atrativo, carros elétricos são razoavelmente mais caros do que os veículos que rodam a combustão. O veículo elétrico mais barato vendido no Brasil, no momento da publicação desta reportagem, custava R$ 135,9 mil. Entre os carros a combustão, aqueles chamados "de entrada", o mais barato sai por R$ 69,9 mil. E, como o mercado é novo, não é comum ter carros elétricos usados à venda.

Ainda que de forma tímida, considerando que a frota de automóveis no Brasil em 2022 foi de 60.459.290, segundo dados do do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levantamento da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) aponta crescimento no número de veículos leves eletrificados emplacados de janeiro a junho de 2023 (32.239), em comparação com o mesmo período no ano anterior (20.427), um aumento de 58%.

Por veículos leves eletrificados entende-se os automóveis comerciais leves dos seguintes tipos, de acordo com a ABVE:

 

  • veículos elétricos híbridos (HEV) - rodam com motor a combustão, mas possuem bateria sem plug-in;
  • veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) - possuem motor a combustão e bateria recarregável na tomada;
  • veículos elétricos 100% a bateria (BEV) - só possuem motor a bateria recarregável na tomada.

 

Na outra ponta estão os veículos a combustão movidos a gasolina ou etanol, como estamos acostumados a ver em larga escala — e há décadas — por todo o país.

 

Elétrico X combustão: diferenças

 

A principal diferença está no motor. "O veículo a combustão tem um motor a combustão, um motor que queima combustível para fazer a tração do veículo. O veículo elétrico, que não tem mais o motor a combustão para fazer a tração, vai ter motor elétrico para fazer a tração do veículo", explica Rafael Catapan, professor do curso de engenharia automotiva da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ou seja, se o combustível do carro a combustão acabar no meio do trajeto (o que, inclusive, é uma infração de trânsito), um galão comprado em um posto vai resolver até que o motorista chegue ao local para abastecer completamente.


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