23/10/2023 às 15h32min - Atualizada em 24/10/2023 às 00h00min

O modelo da nova geração de jatos da Honda Aircraft Company agora tem nome oficial: HondaJet Echelon

Durante a NBAA-BACE, nos EUA, pela primeira vez a fabricante japonesa coloca lado a lado suas categorias de jatos executivos – HondaJet Elite II e HondaJet Echelon

Líder Aviação
Líder Aviação
Divulgação Honda Aircraft Company
As novidades da fabricante japonesa para um dos principais eventos mundiais da aviação executiva, NBAA-BACE (National Business Aviation Convention and Exhibition), realizada de 17 a 19 de outubro, em Las Vegas (EUA), foram o nome oficial da nova aeronave, HondaJet Echelon (até então chamada de programa HondaJet 2600 Concept), bem como a exposição conjunta, pela primeira vez, da família HondaJet e suas categorias de jato super leve e jato leve.

O HondaJet Echelon marca a entrada da Honda Aircraft Company em uma nova categoria de jatos, com capacidade para acomodar até 11 ocupantes. O modelo permite ainda um voo transcontinental eficiente, sendo o primeiro jato leve do mundo capaz de voar de uma costa a outra nos Estados Unidos (2.625 milhas ou 4.862 km), sem escalas. O nome Echelon traduz o caminho visionário da empresa para a próxima geração de jatos executivos, trazendo novos patamares de eficiência, sem deixar de lado todo o conforto e conveniência, tão presentes no DNA da Honda Aircraft Company.


Em junho deste ano, a fabricante anunciou a comercialização deste modelo, que deve chegar ao mercado a partir de 2028. “Tivemos um bom termômetro da receptividade deste modelo entre os brasileiros menos de dois meses após a Honda Aircraft Company realizar o lançamento do programa HondaJet 2600 Concept – hoje oficialmente chamado de HondaJet Echelon –, quando a Líder já havia acumulado mais de 20 cartas de intenção para essa nova aeronave”, conta Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação, empresa representante exclusiva da Honda Aircraft Company no Brasil.

O executivo, que acompanhou a NBAA direto de Las Vegas, destaca que as expectativas são bastante otimistas, pois a categoria de jato leve da Honda Aircraft Company, que já têm um histórico positivo no Brasil, agora ganha uma categoria complementar muito importante. “O HondaJet Echelon poderá atender ainda melhor aqueles clientes que precisam viajar para qualquer destino dentro do Brasil sem paradas. Além disso, também atenderá aos clientes que queiram um jato leve com capacidade de voar do Brasil aos EUA com apenas uma parada”, complementa Anderson.

Com sua cabine espaçosa, adequada para viagens de longo alcance, a aeronave oferece mais conforto para passageiros, bem como nível de ruído bastante reduzido em comparação com jatos leves convencionais. O HondaJet Echelon terá velocidade máxima de cruzeiro de 450 nós, com teto de cruzeiro de 47 mil pés e, além disso, reduzirá drasticamente as emissões de carbono, com até 20% melhor eficiência de combustível do que os jatos leves da categoria e 40% mais eficiente em combustível do que um jato de médio porte durante uma missão típica. O modelo havia sido apresentado, ainda como jato conceito, pela Honda Aircraft em 2021, durante a NBAA-BACE.

Os visitantes da NBAA-BACE também puderam conferir de perto o HondaJet Elite II (apresentado pela primeira vez no Brasil na Labace, realizada em São Paulo, no último agosto). O HondaJet Elite II foi lançado em outubro do ano passado, disponível para compra tanto nos EUA quanto no Brasil. É a aeronave que voa mais rápido, mais alto e mais longe de sua categoria (very light jet), trazendo inovações que melhoraram ainda mais sua performance, segurança, conforto, design e grau de automação, com a introdução do Autothrottle (controle automático de potência do motor), e também do Emergency Autolanding (que permite a aeronave pousar sozinha no aeroporto mais próximo, caso o piloto esteja incapacitado). Tudo isso, sem perder o posto de mais econômico e mais ecológico entre os jatos leves. Confira mais detalhes e imagens: Honda Aircraft

HondaJet Echelon em números (veja mais aqui)
 
Motores Williams International FJ44-4C
Aviônicos Garmin G3000
Número de ocupantes 1 piloto + 10 passageiros
2 pilotos + 9 passageiros
Alcance 2.625 milhas náuticas (4.862 km)
Velocidade máxima de cruzeiro 450 nós (834 km/h)
Teto operacional 47.000 pés
Capacidade do bagageiro 4,40 m3
 
Sobre a Líder Aviação
É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 65 anos, conta com mais de 1.450 colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento de aeronaves; serviços aeroportuários; vendas e aquisições de aeronaves; serviços de manutenção; operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 21 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros. Acesse http://www.lideraviacao.com.br

Sobre a Honda Aircraft
A empresa é a subsidiária da American Honda Motor Co., Inc. Fundada em 2006, a empresa é responsável pelo design, produção, comercialização, serviços e suporte para o HondaJet. A sede da empresa está localizada em Greensboro, Carolina do Norte (EUA), o berço da aviação. O espírito de desafio sobre o qual Soichiro Honda fundou a Honda Motors continua vivo hoje na Honda Aircraft, empresa que cumpre um dos antigos sonhos da Honda de promover a mobilidade humana em direção ao céu. 

Informações sobre a Líder para a imprensa
Camila Costantini | [email protected] |

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia