23/10/2023 às 15h56min - Atualizada em 23/10/2023 às 15h56min

Gestantes negras estão mais sujeitas a mortes por hipertensão e diagnósticos de HIV e sífilis, diz ministério

Levantamento do Ministério da Saúde sinaliza raça como determinante que influencia a incidência de doenças. Ministra Nísia Trindade fala em 'persistência do racismo'.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Dados compilados pelo Ministério da Saúde apontam crescimento de diagnóstico do vírus HIV em gestantes negras (pessoas pretas e pardas) e de mortes por hipertensão em grávidas pretas.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, 67,7% das mulheres diagnosticadas com HIV na gestação eram negras. A pasta afirma que o índice cresceu, de forma anual, desde 2011, quando foi anotado 62,4%.

Já no caso das mortes por hipertensão em grávidas, entre 2010 e 2020, o aumento foi de 5% em mulheres pretas. Houve queda, no entanto, entre grávidas indígenas, brancas e pardas.

Os ministérios da Saúde e da Igualdade Racial lançaram nesta segunda-feira (23) duas edições do Boletim Epidemiológico da Saúde da População Negra. Os documentos concentram dados dos sistemas de vigilância da saúde, cruzando as ocorrências com a autodeclaração racial dos pacientes.

O levantamento — primeiro feito pela pasta desde 2015 dedicado inteiramente à saúde da população negra — foi divulgado durante a abertura do Seminário Nacional de Vigilância em Saúde da População Negra, em Brasília.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia