23/10/2023 às 12h44min - Atualizada em 23/10/2023 às 12h44min

Pescadores encontram na Baía de Guanabara garrafa plástica comemorativa da Copa... de 1998!

Coca-Cola tem rótulo com caricaturas dos jogadores que perderiam a final para a França. Ano passado, o RJ desperdiçou R$ 2 bilhões em materiais recicláveis que foram direto para o lixo.

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Pescadores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, encontraram na Baía de Guanabara uma garrafa plástica produzida há 25 anos.

A Coca-Cola de 2 litros, intacta (mas vazia), era de um lote comemorativo da Copa do Mundo de 1998, cujo rótulo traz caricaturas dos jogadores que perderiam a final para a França. A “relíquia” foi recolhida na semana passada, manualmente, na areia de uma das praias da Ilha do Pontal.

 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma garrafa como a achada pelos pescadores gonçalenses demora 450 anos para se decompor no ambiente. Tampinhas têm um “tempo de vida” menor, de 150 anos; latinhas de alumínio custam de 200 a 500 anos a sumir, e o vidro resiste a gerações e gerações: 1 milhão de anos até a decomposição completa.

Colônias de pescadores realizam trabalhos de limpeza no Canal de Magé e nos rios Suruí e Estrela, na Baixada Fluminense, e nos rios Imbuaçu, Pomba e Marimbado, em São Gonçalo.

Mais de 150 toneladas desse lixo já foram retiradas pela Federação de Pescadores do Rio de Janeiro desde fevereiro. A entidade mantém o programa Águas da Guanabara, que visa a quantificar e a qualificar os resíduos sólidos e a medir os impactos sobre a fauna e flora da Baía.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia