19/10/2023 às 10h57min - Atualizada em 19/10/2023 às 10h57min

Entenda a lesão de Neymar no joelho e por que o atacante vai passar por cirurgia

Jogador da Seleção Brasileira rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco. O tempo mínimo previsto para retorno às atividades em lesões parecidas é de seis meses.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Pablo Porciuncula/AFP

A lesão no joelho esquerdo sofrida pelo atacante Neymar durante o jogo do Brasil contra o Uruguai é uma das mais comuns entre jogadores de futebol: segundo a CBF informou nesta quarta-feira (18), ele rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco - e precisará passar por cirurgia.

As lesões nos joelhos, assim como nos tornozelos e coxas, estão entre as mais frequentes nesse esporte porque o peso do corpo recai totalmente sobre as pernas, sobrecarregando e desgastando a musculatura e as articulações dos membros inferiores.

 

Onde foi a lesão?

 

O atacante rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. Esse ligamento é o que que mantém o joelho estável. Por isso, sua ruptura dificulta movimentos rápidos e aumenta o risco de outras lesões no joelho.

Ele também sofreu uma lesão no menisco, que é um tipo de cartilagem encontrada entre os ossos da articulação do joelho e que atua como um amortecedor, distribuindo a carga do joelho e protegendo os ossos durante a movimentação do corpo.

Segundo Alexandre Penna Torini, médico de Cirurgia do Quadril da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, ambas as estruturas são fundamentais para o funcionamento da articulação.

 

Por que a cirurgia é indicada?

 

O médico Moisés Cohen explica que a cirurgia é frequentemente a opção indicada para tratar um joelho com um ligamento cruzado anterior lesionado, especialmente em indivíduos jovens e ativos que relatam instabilidade no joelho durante suas atividades diárias ou esportivas. O motivo é que esses pacientes têm um maior risco de lesões subsequentes.

 

O ligamento cruzado anterior age como um elástico, que se retrai quando é rompido, encurtando-se. Alguns podem questionar se a cicatrização não pode resolver isso, e, de fato, é possível que o ligamento cicatrize. Porém, se não for tratado [com cirurgia], a cicatrização pode resultar em um ligamento frouxo.
— Moisés Cohen, médico ortopedista

 

Como é o tratamento cirúrgico?

 

A cirurgia tem como objetivo restaurar a funcionalidade normal do joelho e, assim, reduzir o risco de lesões futuras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia