18/10/2023 às 10h02min - Atualizada em 18/10/2023 às 10h02min

Escolas no ES mudam sinais sonoros de intervalos de aulas para músicas populares para não incomodar alunos autistas

Em Vila Velha, na Grande Vitória, essa regra agora virou lei e as escolas têm até o início do ano letivo de 2024 para se adequarem.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Reprodução/TV Gazeta
O sinal que toca nas escolas dá uma sensação nostálgica em muita gente. Mas o barulho alto e estridente também incomoda algumas pessoas, como os alunos autistas. Pensando nisso, Vila Velha, na Grande Vitória, criou uma lei em que todas as sirenes das escolas públicas e privadas da cidade precisam ser trocadas por sinais sonoros que causem menos desconforto aos estudantes. A ideia é substituir por músicas populares e até clássicas.

A rede municipal da cidade tem quase 2.200 alunos diagnosticados com autismo. As escolas têm até o início do ano letivo de 2024 para se adequarem, mudando os sinais dos intervalos das aulas e recreio.

Numa das escolas em que o projeto já foi implementado, as crianças entraram e saíram do intervalo ouvindo "Andar com fé", do cantor Gilberto Gil. A ideia é colocar músicas mais calmas que não causem desconforto nos alunos.

Na escola municipal José Siqueira Santa Clara, que fica no bairro Ataíde, o sinal via ser desativado e o novo é bem mais tranquilo para Pedro, que é autista e tem sete anos. Geralmente, por causa do barulho, ele usa um abafador.

As músicas tocam dez vezes por turno, e tem uma para cada momento: para a chegada dos alunos, na troca dos professores, no recreio e para a volta para a sala de aula. A trilha sonora varia de artista, mas na maioria das vezes são músicas populares brasileiras.

O professor foi quem desenvolveu os novos sinais. Foram dois meses de pesquisa buscando experiências pelo Brasil até conseguir um som mais adequado para a escola.

 

Segundo a secretária municipal de Educação de Vila Velha, Letícia Maria Aparecida, cada descola vai fazer as adequações necessárias para funcionamento de acordo com a necessidade do bairro.

A criançada aprovou a mudança do sinal e até dança quando escutam a musiquinha.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia