17/10/2023 às 10h07min - Atualizada em 17/10/2023 às 10h07min

Lula e Maduro conversam sobre eleições na Venezuela, informa Planalto

Segundo o governo brasileiro, telefonema durou cerca de 30 minutos. Sanções dos EUA à Venezuela, energia elétrica e pagamento da dívida venezuelana também foram temas abordados.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: REUTERS

O Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, conversaram 30 minutos por telefone nesta segunda-feira (16).

Segundo o governo brasileiro, na ligação, Lula e o aliado esquerdista trataram sobre eleições na Venezuela; sanções dos Estados Unidos ao país vizinho; fornecimento de energia elétrica; e também propostas para o pagamento da dívida venezuelana com o Brasil.

No próximo ano, venezuelanos vão às urnas para escolher presidente. Aliado de Lula. Nicolás Maduro está no poder desde 2013. Ele sucedeu na função o seu padrinho político Hugo Chávez, que chefiou o país a partir de 1999 e morreu em 2013.

De acordo com o Planalto, na ligação Lula solicitou informações sobre negociações entre governo e oposição na Venezuela em torno da realização das eleições.

Lula também tratou, segundo o governo, sobre tratativas entre Venezuela e Estados Unidos para a suspensão de sanções norte-americanas, que, nas palavras do Planalto, "atingem a economia e a população civil" da Venezuela.

Contrários ao governo de Maduro, os EUA impuseram sanções econômicas à Venezuela. As medidas têm agravado a crise econômica do país.

 

Dívida da Venezuela com o Brasil

 

Outro assunto do telefonema de Lula e Maduro, segundo o Planalto, foram as propostas para a retomada do pagamento da dívida da Venezuela com o Brasil.

Naquele mês, Lula e Maduro se reuniram em Brasília. Na ocasião, ao ser questionado sobre a dívida venezuelana com o Brasil, Maduro respondeu que seria estabelecida uma comissão bilateral para tratar do tema.

Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Brasil e Venezuela romperam ligações. Desde que reassumiu o poder, Lula tem buscado reaproximação com o país.

 

Outros temas

 

Ainda de acordo com o Planalto, Lula e Maduro também discutiram medidas para facilitar o comércio na fronteira entre os dois países.

"O presidente Maduro indicou que encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira", afirmou o governo brasileiro.

Segundo o Planalto, os dois presidentes também conversaram sobre a retomada da exportação de energia elétrica da Venezuela para o Brasil, que fornecia energia ao estado de Roraima.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia