16/10/2023 às 14h18min - Atualizada em 16/10/2023 às 15h59min

Dia do professor: precisamos valorizar mais essa profissão 

(*) Marcos Aurélio Silva Soares 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

O professor, sem dúvida alguma, deveria ser uma das profissões mais valorizadas em nossa sociedade. No entanto, o que observamos, principalmente na educação básica pública, ainda é uma falta de compromisso com a valorização e a qualificação do professor, que é retratada pela ausência de plano de cargos, carreira e vencimentos e por meio do descompromisso dos governantes com a efetivação da Lei 11.738/2008, que estabelece o piso salarial nacional para a carreira do magistério público da educação básica. 

O que nos traz essa reflexão é o Dia do Professor no Brasil que tem a sua origem no Império, no momento da implantação do ensino elementar no país, nas escolas de primeiras letras. Mas a data se torna feriado escolar a partir do decreto federal nº 52.682 de 1963 e é comemorada no dia 15 de outubro. A profissão de professor, além de ser uma tarefa fundamental para a organização da vida em sociedade, é um dos trabalhos mais complexos. Ele inicia com o processo de alfabetização (aquisição da leitura e escrita) e segue para a etapa de letramento (compreensão e interpretação da realidade) por meio do processo de ensino e aprendizagem realizado pelos professores (as), com base nos componentes curriculares previstos nas propostas pedagógicas das escolas. 

Uma pequena parte da dimensão da importância do trabalho dos professores (as) foi observada no período de Pandemia da Covid-19 (2020 e 2021). Tendo em vista que ficou nítido a dificuldade no processo de ensino e de aprendizagem, apresentada pelos estudantes, baseada no trabalho remoto (educação à distância). Ao mesmo tempo, foi possível verificar a precariedade da maioria das escolas públicas e privadas, dos profissionais da educação, dos estudantes e das famílias, em relação às ferramentas de tecnologia educacional necessárias ao trabalho pedagógico, o que resultou no início de 2023 na alteração no artigo 4º da LDBEN 9.394/1996 que prevê a implantação da Política Nacional de Educação Digital voltada ao uso pedagógico e com internet de alta velocidade. 

De acordo com as três últimas pesquisas do INEP (Censo Escolar, 2020, 21 e 22), a implementação desta política trará enorme desafio para todos os entes federativos, em particular aos municípios que possuem o maior número de estudantes, mas é o que menos dispõe de recursos tecnológicos. E aqui salientamos a importância da valorização dos professores e seu efetivo papel em busca de uma educação digital justa, inclusiva e de qualidade. 

Para comemorar o Dia do Professor, nada melhor do que promover reflexões sobre suas condições de trabalho e salário no seio da comunidade, tendo por base o planejamento e suas práticas diárias. O que possibilita a compreensão da realidade e cobrança de políticas públicas que visem a qualidade do ensino aos estudantes e para toda a população.  

(*) Marcos Aurélio Silva Soares é mestre em Educação e coordenador de Cursos de Pós-Graduação na área de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia