16/10/2023 às 09h36min - Atualizada em 16/10/2023 às 09h36min

Em telefonema, Lula e Abbas falam sobre ajuda humanitária em meio a conflito entre Hamas e Israel

Presidente brasileiro e o presidente da Autoridade Palestina discutiram a necessidade de interromper hostilidades e enviar ajuda humanitária para Gaza. Guerra já deixou 3,5 mil mortos.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste sábado (14), por telefone, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

De acordo com o Palácio do Planalto, os dois discutiram a necessidade de interromper hostilidades entre Israel e o grupo terrorista hamas e enviar ajuda humanitária para a Faixa Gaza.

Abbas não governa Gaza. A região, de ocupação palestina, tem sido alvo de bombardeios de Israel desde que o Hamas, que tem bases em Gaza, realizou ataques no território israelense.

"Na conversa, Lula expressou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária. O presidente brasileiro condenou os ataques terroristas contra civis em Israel, reforçou a importância de um corredor humanitário e da libertação imediata de todos os reféns. Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra", relatou a Presidência.

O Brasil apresentou ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) um texto preliminar em que condena os ataques terroristas do grupo extremista Hamas contra Israel e pede a libertação dos civis, além de um cessar-fogo.

 

O texto apresentado pelo Brasil ainda será avaliado pelos demais membros do Conselho e inclui também um pedido para que Hamas e Israel permita acesso de agências da ONU e a criação de corredores humanitários na Faixa de Gaza.

A guerra entre Hamas e Israel entrou no oitavo dia neste sábado e já deixou 3,5 mil mortos entre israelenses e palestinos. Em Gaza, mais de 700 crianças morreram, informou o Unicef neste sábado. Três brasileiros que estavam em Israel morreram.

 

Sem consenso

 

Nesta sexta (13), o Conselho de Segurança da ONU se reuniu, mas não alcançou um consenso sobre um texto final a respeito do conflito entre israelenses e palestinos.

Participantes do encontro afirmaram que conversas continuarão, de modo informal daqui em diante, para a costura de um documento que reflita uma posição de acordo entre todos os membros.

Um dos principais temas do encontro foi a criação de um corredor humanitário que ligue a Faixa de Gaza ao Egito.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia