12/10/2023 às 08h20min - Atualizada em 12/10/2023 às 08h20min

Premiê de Israel se une a principal opositor e forma governo de emergência com gabinete de guerra

Benjamin Netanyahu, que até o início da guerra contra o Hamas enfrentava uma forte crise política, anunciou união

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: ABIR SULTAN/Pool via REUTERS

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder da oposição, Benny Gantz, anunciaram nesta quarta-feira (11) um governo de emergência de coalizão que passará a governar o país durante os conflitos com o Hamas.

Netanyahu disse ainda que formou um gabinete de guerra.

Gantz é um dos principais adversários político de Netanyahu, que, antes da guerra Hamas x Israel enfrentava a pior crise política de sua carreira, e uma das mais complexas da história de Israel.

 

Outro forte opositor de Netanhyahu, o centrista Yair Lapid, não integra o novo governo, mas estará no gabinete de guerra, segundo o premiê.

 

'Varrer o Hamas da face da Terra'

 

Após o anúncio da formação de governo, o ministro da Defesa de Israel prometeu varrer o grupo militante palestino "da face da Terra" após o ataque mortal no último fim de semana.

Netanyahu e Benny Gantz disseram que concordaram em formar um governo de emergência composto pelos dois líderes e pelo ministro da Defesa, Yoav Gallant.

Netanyahu disse mais tarde, em declarações transmitidas pela televisão, que tinham deixado de lado as suas diferenças "porque o destino do nosso Estado está em jogo".

"Estamos combatendo um inimigo cruel, pior que o Isis", disse Netanyahu ao lado de Gantz e Gallant, comparando o ataque do grupo com os assassinatos brutais perpetrados pelo Estado Islâmico.

Gallant, o ministro da Defesa, disse: "Vamos varrer essa coisa chamada Hamas, o Isis de Gaza, da face da Terra. Ela deixará de existir."

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia