11/10/2023 às 18h03min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h02min

Congresso Nacional celebra a Semana da Dislexia

Sessão Solene relembrou o direito a políticas educacionais mais inclusivas para cerca de oito milhões de brasileiros que convivem com a dislexia

Assessoria
Foto: Divulgação
Para celebrar a Semana da Dislexia, promovida em todo o Brasil pelo Instituto ABCD de 2 a 8 de outubro, o Congresso Nacional realizou uma Sessão Solene na última sexta-feira, 6 de outubro, sob a liderança do deputado federal Reginaldo Veras.

Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD, organização social sem fins lucrativos que se dedica a impactar positivamente a vida das pessoas com dislexia no Brasil, lembrou a batalha travada, ao longo de treze anos de tramitação na Câmara e no Senado, para que o projeto de Lei que previa o acompanhamento integral de estudantes com dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outros transtornos de aprendizagem fosse aprovado. 


“Neste período, contamos com a participação ativa de diversas organizações sociais e grupos de familiares, e também do poder público, que acreditava na garantia do direito a políticas educacionais mais inclusivas para cerca de oito milhões de brasileiros que convivem com a dislexia. Em novembro, a Lei nº 14.254/21 completa dois anos e, embora seja preciso ainda avançar na regulamentação desta política pública, aproveitamos o momento nesta casa, com uma sessão solene, para homenagear todos que batalharam por essa conquista”, celebrou.

Com esta primeira Lei focada no tema, Governo, Parlamentares e toda a instituição pública reconhecem os direitos da pessoa com dislexia. Antes dela, essas pessoas ficavam às margens de outras leis e de debates conceituais a respeito da deficiência e inclusão. Enquanto isso, a criança com dislexia seguia crescendo sem nenhum direito garantido e sem o merecido e devido respeito da sociedade e da educação, que passou a ter que garantir aos professores da educação básica, tanto do ensino público quanto privado, a capacitação adequada para identificar os primeiros sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem, assim como para o atendimento educacional escolar dos estudantes.

Sobre o Instituto ABCD
O Instituto ABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia