11/10/2023 às 08h42min - Atualizada em 11/10/2023 às 08h42min

Da comissão aos convocados: o que Diniz mudou e o que foi mantido dos tempos de Tite na Seleção

Em início de trabalho, treinador preserva estrutura e faz alterações sutis em relação ao antecessor

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Vitor Silva / CBF
Fernando Diniz olha para a frente, mas não ignora o passado. Em início de trajetória na seleção brasileira, o treinador tenta implementar ideias e métodos de trabalho de sua preferência ao mesmo tempo em que aproveita o legado deixado pelo antecessor dele no cargo, Tite.

Seja na comissão técnica, nos jogadores convocados ou mesmo na estruturação da equipe, Fernando Diniz evita mudanças radicais. O técnico tem optado por manter a base encontrada e, gradualmente, dar sua cara à Seleção.

– Tiveram seis anos com Tite, que foi trabalho digno de todos elogios. Não ganhou Copa do Mundo, mas foi excelente. A gente vai aproveitar as coisas que eles têm segurança de fazer, que são boas, e aos poucos vamos adaptando algumas coisas que a gente está trazendo no novo estilo de jogar – disse o treinador, em entrevista na data Fifa de setembro.


A postura de Diniz, de valorizar o que foi feito no último ciclo de Copa, repercutiu positivamente entre os líderes da Seleção.
– Penso que o Diniz, desde o primeiro dia, vem implementando a sua filosofia de jogo. Ele entende e sabe muito bem que esse time tem uma sementinha do trabalho do Tite, e ele vem regando tudo isso – opinou o zagueiro Marquinhos.
– Eu tive experiência com nosso último treinador, o Tite, e ele deixou um legado muito grande aqui [...] Se tiver um trabalho bem próximo da perfeição, eu diria que foi o do Tite. Mas no futebol a gente sabe: quando perde está tudo errado, quando ganha está tudo certo – destacou Casemiro.


Jogadores convocados
Fernando Diniz já elaborou duas listas desde que foi contratado, ambas para jogos das Eliminatórias. A primeira para duelos contra Bolívia e Peru, mês passado. Já a outra, para a data Fifa deste mês, contra Venezuela, nesta quinta-feira, e Uruguai, na próxima terça.

O treinador deu chance a seis novatos: o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Nino, os laterais Caio HenriqueCarlos Augusto Yan Couto, além do goleiro Bento, que acabou cortado antes de se apresentar.
Além disso, Diniz chamou quatro atletas nunca convocados por Tite, mas que já tinham tido chances com o interino Ramon Menezes: o lateral-direito Vanderson, e os meio-campistas AndréJoelinton Raphael Veiga.


 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia