10/10/2023 às 09h40min - Atualizada em 10/10/2023 às 09h40min

Lula faz primeira videoconferência com ministros após cirurgias, informa Planalto

Ministro José Múcio (Defesa) e assessor especial Celso Amorim participaram da reunião virtual; situação entre Israel e Palestina foi discutida. Lula passou por cirurgias nas pálpebras e no quadril no dia 29 de setembro.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta segunda-feira (9), uma videoconferência com ministros e auxiliares.

Segundo a agenda divulgada pelo governo, foi a primeira reunião virtual do presidente desde que ele foi submetido a cirurgias nas pálpebras e no quadril, no dia 29 de setembro.

Lula comandou a reunião virtual do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Desde que recebeu alta hospital, em 1º de outubro, Lula está no Alvorada, onde realiza a fisioterapia determinada pela equipe médica.

Participaram da reunião virtual:

 

  • José Múcio, ministro da Defesa;
  • Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência;
  • Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais;
  • Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social;
  • Celso Amorim, chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
  • Marco Aurélio Marcola, chefe do gabinete pessoal do presidente.

 

A assessoria de Lula informou que o encontro tratou de temas diversos, para colocar o presidente a par de questões em andamento, como a tramitação de projetos no Congresso, além dos entraves diplomáticos envolvendo Israel e Palestina e o resgate de brasileiros na zona do conflito.

 

Situação no Oriente Médio

 

No início da tarde, Lula também conversou com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em viagem oficial a três países do Sudeste Asiático (Indonésia, Camboja e Filipinas), sobre o conflito entre Israel e o Hamas.

No sábado (7), o grupo islâmico extremista armado fez um ataque-surpresa contra Israel, que, nesta segunda (9), respondeu com um ataque à Faixa de Gaza.

Lula quis atualizar a situação dos brasileiros que estão na região do conflito, e se inteirar sobre o posicionamento do país no cenário global, diante do esforço para evitar a escalada da violência entre Israel e Hamas.

O Brasil ocupa neste momento a presidência temporária do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Ainda no sábado, Lula postou uma rede social que o Brasil "não poupará esforços" para evitar a escalada do conflito no Oriente Médio entre israelenses e palestinos.

"Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados", continuou, na mensagem", publicou o presidente.

 

O governo brasileiro preparou uma operação com seis aeronaves para retirar brasileiros de Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia.

Durante a visita à capital da Indonésia, Jacarta, o ministro Mauro Vieira fez uma declaração reiterando a condenação brasileira aos ataques contra Israel, e transmitiu condolências às vítimas, ressaltando a urgência de iniciativas da comunidade internacional voltadas a conter a escalada de violência atual.

"Todos deveriam imediatamente interromper a violência e exercer o máximo de autocontenção para evitar que a situação escale ainda mais. Sob a presidência brasileira do Conselho de Segurança das Nações Unidas, vamos redobrar os esforços multilaterais para conter a espiral de violência e para desbloquear o processo de paz", disse.

"A atual dinâmica entre Israel e Palestina é insustentável e uma solução é necessária para essa situação, com Israel e Palestina convivendo em paz e segurança, com fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas", continuou o chanceler.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia