09/10/2023 às 09h44min - Atualizada em 09/10/2023 às 09h44min

Executiva do TikTok ensina como monetizar na plataforma; veja dicas

A gerente geral de operações e marketing da empresa de vídeos curtos, Kim Farrell, esteve nesta sexta-feira (6) no evento de tecnologia no Centro do Rio. Ela falou sobre como alavancar novos negócios, ferramentas da plataforma que facilitam a monetização, lives NPC e outras estratégias para crescer no TikTok.

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G1
Foto: Raoni Alves / g1 Rio

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no planeta e mais de 80 milhões no Brasil, o TikTok é uma potência para os criadores de conteúdo profissionais. Nesta sexta-feira (6), a responsável pelo departamento de operação e marketing da empresa na América Latina, Kim Farrell, esteve na Rio Innovation Week, em um painel sobre comunidades digitais e criatividade.

Diante de um público atento, a norte-americana deu dicas sobre como monetizar vídeos na plataforma e falou sobre estratégias de engajamento que podem ajudar a alavancar perfis e contas bancárias.

Entre as dicas de Farrel estão:

 

  • Pensar no engajamento e poder de conexão com os públicos do conteúdo;
  • Testar até achar seu público, sua linguagem e entender as ferramentas;
  • Nem sempre conteúdos com equipamento e edições profissionais são os que vão viralizar mais;
  • Vídeos que não dependem da figura do criador também tem potencial de monetizar

 

Farrel começou explicando que, para ela, o mais importante é trabalhar pelo engajamento.

"Dá pra você construir novos negócios de fato e para criador de conteúdo também. A gente tem ferramentas de monetização para criadores de conteúdo. A gente tem o Programa Criativo Beta, para você monetizar vídeos com mais de um minuto, a gente tem o TikTok Series, onde tem assinatura paga, a gente tem uma plataforma que conecta as marcas com os criadores, tem várias formas para os criadores e as marcas", comentou Kim Farrell.

 

No começo do papo no Píer Mauá, no Centro do Rio, Kim apresentou os quatro pontos fortes do TikTok: Entretenimento; personalização; comunidade; e autenticidade.

"O TikTok na verdade não é uma rede social. É uma plataforma de conteúdo e entretenimento que tem funções de rede social. O principal diferencial é o conteúdo. (...) É uma experiência pessoal", disse a executiva.

 

Outra dica para quem quer bombar no TikTok é testar. Segundo Kim, o criador tem que encontrar sua linguagem, que vai falar diretamente com seu público.

"Você tem que testar, tem que trabalhar sua linguagem. Você pode pegar referências, dicas, entender assuntos, saber o que ta sendo falado, mas você tem que começar a construir. Não existe uma fórmula mágica do TikTok. É realmente testar, achar seu público, sua linguagem, entender as ferramentas. Obviamente, quando você começa a ter uma rotina, uma base, ai as estratégias são outras. Mas no início é conectar um com o outro", analisou.

Outra preocupação para quem ta começando é em relação a qualidade do conteúdo. Kim Farrell acredita que nem sempre o equipamento utilizado e produto final precisam ser os melhores possíveis. Para ela, o amadorismo também é capaz de dar resultado.

 

Outra dica para quem quer bombar no TikTok é testar. Segundo Kim, o criador tem que encontrar sua linguagem, que vai falar diretamente com seu público.

"Você tem que testar, tem que trabalhar sua linguagem. Você pode pegar referências, dicas, entender assuntos, saber o que ta sendo falado, mas você tem que começar a construir. Não existe uma fórmula mágica do TikTok. É realmente testar, achar seu público, sua linguagem, entender as ferramentas. Obviamente, quando você começa a ter uma rotina, uma base, ai as estratégias são outras. Mas no início é conectar um com o outro", analisou.

Outra preocupação para quem ta começando é em relação a qualidade do conteúdo. Kim Farrell acredita que nem sempre o equipamento utilizado e produto final precisam ser os melhores possíveis. Para ela, o amadorismo também é capaz de dar resultado.

"A pessoa que ta no TikTok não quer ser interrompida por publicidade. Tem que ser muito integrado no feed da pessoa, fazer parte da experiência. E ninguém sabe criar melhor uma publicidade no TikTok do que os criadores de conteúdo", completou Kim.

 


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