Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no planeta e mais de 80 milhões no Brasil, o TikTok é uma potência para os criadores de conteúdo profissionais. Nesta sexta-feira (6), a responsável pelo departamento de operação e marketing da empresa na América Latina, Kim Farrell, esteve na Rio Innovation Week, em um painel sobre comunidades digitais e criatividade.
Diante de um público atento, a norte-americana deu dicas sobre como monetizar vídeos na plataforma e falou sobre estratégias de engajamento que podem ajudar a alavancar perfis e contas bancárias.
Entre as dicas de Farrel estão:
Farrel começou explicando que, para ela, o mais importante é trabalhar pelo engajamento.
"Dá pra você construir novos negócios de fato e para criador de conteúdo também. A gente tem ferramentas de monetização para criadores de conteúdo. A gente tem o Programa Criativo Beta, para você monetizar vídeos com mais de um minuto, a gente tem o TikTok Series, onde tem assinatura paga, a gente tem uma plataforma que conecta as marcas com os criadores, tem várias formas para os criadores e as marcas", comentou Kim Farrell.
No começo do papo no Píer Mauá, no Centro do Rio, Kim apresentou os quatro pontos fortes do TikTok: Entretenimento; personalização; comunidade; e autenticidade.
"O TikTok na verdade não é uma rede social. É uma plataforma de conteúdo e entretenimento que tem funções de rede social. O principal diferencial é o conteúdo. (...) É uma experiência pessoal", disse a executiva.
Outra dica para quem quer bombar no TikTok é testar. Segundo Kim, o criador tem que encontrar sua linguagem, que vai falar diretamente com seu público.
"Você tem que testar, tem que trabalhar sua linguagem. Você pode pegar referências, dicas, entender assuntos, saber o que ta sendo falado, mas você tem que começar a construir. Não existe uma fórmula mágica do TikTok. É realmente testar, achar seu público, sua linguagem, entender as ferramentas. Obviamente, quando você começa a ter uma rotina, uma base, ai as estratégias são outras. Mas no início é conectar um com o outro", analisou.
Outra preocupação para quem ta começando é em relação a qualidade do conteúdo. Kim Farrell acredita que nem sempre o equipamento utilizado e produto final precisam ser os melhores possíveis. Para ela, o amadorismo também é capaz de dar resultado.
Outra dica para quem quer bombar no TikTok é testar. Segundo Kim, o criador tem que encontrar sua linguagem, que vai falar diretamente com seu público.
"Você tem que testar, tem que trabalhar sua linguagem. Você pode pegar referências, dicas, entender assuntos, saber o que ta sendo falado, mas você tem que começar a construir. Não existe uma fórmula mágica do TikTok. É realmente testar, achar seu público, sua linguagem, entender as ferramentas. Obviamente, quando você começa a ter uma rotina, uma base, ai as estratégias são outras. Mas no início é conectar um com o outro", analisou.
Outra preocupação para quem ta começando é em relação a qualidade do conteúdo. Kim Farrell acredita que nem sempre o equipamento utilizado e produto final precisam ser os melhores possíveis. Para ela, o amadorismo também é capaz de dar resultado.
"A pessoa que ta no TikTok não quer ser interrompida por publicidade. Tem que ser muito integrado no feed da pessoa, fazer parte da experiência. E ninguém sabe criar melhor uma publicidade no TikTok do que os criadores de conteúdo", completou Kim.