09/10/2023 às 09h25min - Atualizada em 09/10/2023 às 09h25min

Ricardo Salles ressurge na disputa pela Prefeitura de SP, mas relação com presidente do PL é obstáculo

Deputado federal, que havia desistido de se candidatar, se reuniu com ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quarta em Brasília.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O deputado federal Ricardo Salles (PL) ressurgiu na disputa eleitoral em São Paulo, mas ainda enfrenta obstáculos para viabilizar a candidatura. Salles havia anunciado em junho que não disputaria mais a prefeitura da capital paulista, em meio a resistências dentro do próprio partido.

O deputado se reuniu na última quarta-feira (4) com o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros três deputados federais em Brasília.

A GloboNews apurou que o ex-presidente disse que Salles poderia sair candidato, mas antes teria que falar com Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Bolsonaro quer respeitar a hierarquia do partido – é ele quem vai definir o nome do partido para 2024, mas não quer passar por cima de Valdemar.

 

Salles e Valdemar têm uma relação estremecida, o que representa um obstáculo para a candidatura. Salles já criticou várias vezes o presidente do PL em redes sociais. Até agora, o deputado ainda não procurou Valdemar para falar sobre o retorno à disputa.

Caso não consiga apoio do PL, Salles não descarta se candidatar por outra legenda.

A volta do deputado ao tabuleiro ocorre em um contexto no qual aliados de Bolsonaro estão incomodados com gestos de distanciamento do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Durante evento na capital em setembro, Nunes disse não ter proximidade com Bolsonaro, o que gerou críticas por parte de aliados do ex-presidente. Mas segue em busca do apoio dele, considerado importante para que Nunes chegue ao segundo turno.

 

Apesar da volta de Salles, a ideia defendida por integrantes do PL é a de que o partido fique com a vice na chapa encabeçada por Nunes.

Aliados de Bolsonaro seguem cobrando gestos de Nunes em direção à direita e ao ex-presidente. Um interlocutor reclama da falta de iniciativa do prefeito e diz que ele precisa “regar a relação”.

Já pessoas próximas ao prefeito defendem que o movimento de aproximação deve vir de Bolsonaro. Que ele deveria sinalizar apoio a Nunes e que esse seria o melhor aceno para a direita, o que atrairia o eleitorado conservador.

À GloboNews, Nunes minimizou a entrada de Salles na disputa e lembrou que o Diretório Municipal do PL apoia a sua candidatura.

No mesmo dia da reunião entre Bolsonaro e Salles, o ex-presidente também se reuniu com Valdemar e o advogado Fabio Wajngarten. Um dos temas centrais foram as eleições municipais.

Falaram sobre o descontentamento do bolsonarismo com falas de Valdemar sobre possíveis vices – o presidente do PL chegou a defender o nome da ex-prefeita da capital e ex-petista Marta Suplicy como vice de Nunes, o que incomodou Bolsonaro. E definiram que o nome do PL só será definido a partir de março, escolhido pelo ex-presidente.

Segundo pesquisa Datafolha de agosto, Boulos aparece em primeiro lugar na disputa, com 32% das intenções de votos, seguido por Ricardo Nunes, com 24%, e Tabata Amaral (PSB), com 11%.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia