09/10/2023 às 09h11min - Atualizada em 09/10/2023 às 09h11min

Entenda como funciona primeiro ambulatório para idosos LGBTQIA+ do Brasil

Atendimentos são feitos com agendamento no Hospital de Clínicas da Unicamp. Professor explica que iniciativa surgiu para quebrar 'tabu duplo' em relação à sexualidade na 3ª idade.

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Alik Keplicz/AP
O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), é o primeiro do Brasil a oferecer um ambulatório exclusivo para idosos LGBTQIA+. Ao g1, o médico e professor de geriatria André Fattori explicou como funciona o atendimento e por que o acolhimento é essencial para quebrar um “tabu duplo” em relação à sexualidade na terceira idade.

O especialista destacou que o ambulatório foi criado como um espaço para que o paciente não sinta constrangimento para falar sobre questões que, às vezes, não se sente à vontade para tratar em outros serviços de saúde, como 
hábitos de vida, parceiros sexuais e prevenção.
 

Dinâmica dos atendimentos

Atualmente, o ambulatório conta com três médicos geriatras. As consultas ocorrem sempre às sextas-feiras pela manhã, mas é necessário fazer agendamento com antecedência pelo telefone (19) 3521-7878 ou pelo WhatsApp (19) 99996-8678.

? Na data agendada, os pacientes passam por exames como:

 

  • Avaliação de perda de memória;
  • Exame de próstata;
  • Teste de glicemia;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Avaliação de instabilidade postural e quedas;
  • Avaliação psicológica.
  •  

Além disso, mulheres lésbicas e homens trans, por exemplo, podem ser encaminhados a especialistas do Hospital da Mulher (Caism). No caso de pacientes com questões de saúde mental, há também o apoio de profissionais do ambulatório de psiquiatria do HC, destaca Fattori.

 

'Momento de transição'

O médico destaca que o ambulatório se faz necessário por conta do “momento de transição” e maior aceitação da sociedade em relação a temas como orientação sexual e identidade de gênero. Há, ainda, os reflexos históricos do preconceito, que tornam o acolhimento à população LGBTQIA+ ainda mais importante.


 

Serviço

Ambulatório para idosos LGBTQIA+

Atendimentos: sempre às sextas-feiras, no período da manhã

  • Agendamento: pelo telefone (19) 3521-7878 ou pelo WhatsApp (19) 99996-8678
  • Endereço: Hospital de Clínicas da Unicamp - Rua Vital Brasil, 251 - Cidade Universitária - Campinas
  •  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia