07/10/2023 às 15h03min - Atualizada em 08/10/2023 às 00h02min

Influencier terá coluna para críticas, opiniões e indicações

Os jornais possuem seções de opinião e de notícias, e seus editores e redatores separados não dizem uns aos outros o que fazer. Eles escrevem para a secção de opinião e são pagos para terem opiniões fortes, e não equilibradas.

Alexia Rocha
Gazeta do Povo

As notícias são a espinha dorsal de um jornal e descrevem artigos que tentam relatar o tradicionalquem, o que, onde, quando, por que e comode um problema ou evento. Embora todo o conteúdo dos jornais tenha algum grau de preconceito – afinal, os jornalistas são humanos – as notícias tentam transmitir, em grande parte, factos e reacções sobre um assunto ou evento com o máximo de equilíbrio e justiça possível.

A opinião, por outro lado, trata exatamente disso:é a opinião de quem escreve a coluna.A redação de opinião também se baseia em fatos e reações, mas os colunistas podem oferecer suas opiniões pessoais por meio de argumentos e análises.

Muitas vezes, estas diferenças subtis permitem ao jornal “agrupar” notícias e opiniões:as notícias para fornecer detalhes básicos de um problema ou evento; opinião para fornecer a análise da história por um colunista informado.As opiniões podem variar – e devem variar – entre os redatores de opinião de um jornal. Mas, quando bem feita, a opinião pode constituir um elemento muito importante da missão de um jornal, que é trazer à luz aquilo que outros manteriam no escuro.

Perguntamos a Alessandra qual a diferença entre opinião e ponto de vista . “Para ser honesta, acho que é uma distinção sem diferença, e realmente não entendo isso”, disse-me ela numa mensagem. “Acredito que meu trabalho é transmitir aos leitores minha opinião sobre assuntos que gosto, e é isso que eu faço.” Ela disse que a distinção que faz sentido para ela é que ela investe muito trabalho braçal à moda antiga em reportagens que constituem a base de suas opiniões, enquanto uma coluna de opinião pode ou não conter reportagens originais.

 

Alessandra pode ser bastante clara sobre suas opiniões. No mês  passado, ela escreveu uma série de matérias sobre o melhor de Goiânia que está sendo patrocinada pelo bom desempenho em informações.

 

Alessandra atualmente escrevia apenas notícias , o que não  lhe dava maior liberdade, na minha opinião.

 

O mandato dos colunistas nas páginas de notícias “é fundamentalmente analítico”, disse ela “Eles podem ter um ponto de vista sobre um assunto, mas não são partidários ou ideológicos. Eles não endossam candidatos. Eles não prescrevem resultados. ... Eles são livres para expressar opiniões de um certo tipo que surgem de uma especialização específica e de um corpo de reportagens.”

 

Antes de você ver uma coluna no jornal ou na web, ela foi verificada. É claro que erros podem acontecer e os factos podem escapar, mas os colunistas são obrigados a incorporar factos e, muitas vezes, dados estatísticos, para defender as suas afirmações. 

As colunas são tomadas subjetivas baseadas em fatos objetivos. Uma coluna que incita raiva ou indignação não é inerentemente má. Em vez disso, uma coluna ruim é aquela escrita como uma notícia – um texto neutro, baseado apenas nos fatos, que reluta em tomar uma posição.

Se você discordar da premissa de uma coluna de opinião, fique à vontade para dizê-lo. No entanto, se a sua reclamação sobre uma coluna é que ela é opinativa, a sua crítica é simplesmente uma falsa interpretação do propósito das colunas em geral.

 

Portanto, embora pareça ser fácil este papel de  colunista, devemos ter em mente todo esforço- e todo tempo em fazer um bom conteúdo.

 

@lele.lesilva 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia