06/10/2023 às 13h49min - Atualizada em 06/10/2023 às 13h49min

Polo, Onix e HB20: veja os carros mais vendidos no país em setembro

O Polo, da Volkswagen, lidera o ranking, com mais de 9 mil emplacamentos no mês, segundo dados da Fenabrave

AB NOTICIA NEWS
G1
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O Polo, da Volkswagen, foi o veículo novo mais vendido no Brasil em setembro, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao total, foram comercializadas 9.515 unidades no mês.

Em seguida, vieram o Chevrolet Onix, com 8.033 veículos vendidos, e o Hyundai HB20, com 7.622 unidades.

Queda em setembro

 

Segundo informações divulgadas pela Fenabrave na terça-feira (3), os emplacamentos de veículos tiveram uma queda de 5,4% em setembro em relação a agosto. Já na comparação com o mesmo mês de 2022, houve uma alta de 4,8%.

Segundo o presidente da federaçao, Andreta Jr., o recuo dos emplacamentos é justificado pelo menor número de dias úteis e, de maneira geral, "[visto que] o mercado demonstrou recuperação nas vendas diárias em relação a agosto".

 

Ainda de acordo com a entidade, a média de emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves foi de 9.372 unidades em setembro, contra 8.560 unidades, em agosto — um aumento de quase 9,5% de um mês para o outro.

“Isso mostra que o mercado está se reerguendo, em boa parte graças às vendas corporativas, mas ainda num ritmo abaixo do esperado para a escala necessária, principalmente, no varejo”, acrescentou Andreta Jr.

 

Carro zero com desconto

 

Na terça-feira (3), a Fenabrave também revisou suas projeções para vendas de automóveis e comerciais leves neste ano. De acordo com a federação, a estimativa passou de um crescimento de 3,3% para 11,2%.

O movimento vem após os resultados positivos do programa do governo lançado em junho para baratear carros zero. Ao todo, foram liberados incentivos de R$ 1,8 bilhão para que as montadoras dessem descontos em veículos novos.

Com isso, a Fenabrave passou a prever um crescimento de 7,3% nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2023, ante a estimativa inicial de estabilidade.

Vale destacar que o programa terminou um mês após ser lançado. Inicialmente, o prazo previsto era de quatro meses.

As projeções para os segmentos de ônibus, motocicletas e implementos rodoviários também foram revisadas para cima.


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