06/10/2023 às 09h46min - Atualizada em 06/10/2023 às 09h46min

Médicos assassinados no Rio são homenageados em congresso de ortopedia do qual participariam

Durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em respeito aos profissionais mortos e também ao ferido no ataque, além de terem sido prestadas condolências às famílias.

AB NOTICIA NEWS
g1
Foto: Montagem/g1

Os três médicos assassinados por criminosos no Rio de Janeiro e o quarto profissional que ficou ferido no ataque foram homenageados nesta quinta-feira (5) no congresso internacional de ortopedia do qual participariam. (Veja no vídeo acima.)

"Não há palavras que possam expressar a minha tristeza, o que eu sinto. Em meu nome, em nome do Mifas, em nome da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Pé (ABTPé). Gostaríamos de transmitir nossas condolências às famílias e amigos", disse ao microfone, com a voz embargada, um dos organizadores do evento.

 

Um dos mortos era da Bahia. Os outros dois, além do médico que está internado, são do estado de São Paulo.

Os quatro tinham viajado ao Rio para acompanhar a sexta edição do Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, que começou nesta quinta e vai até sábado (7).

É a primeira vez que esse congresso é realizado no continente americano. Na lista de palestrantes estão especialistas de renome da França, Reino Unido, Chile, Estados Unidos, Espanha e Países Baixos.

 

Quem são as vítimas

 

 

  • Daniel Sonnewend Proença, 32 anos: Formado pela Faculdade de Medicina de Marília em 2016, é especialista em cirurgia ortopédica. Foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos 3 tiros e seria transferido para uma unidade particular.
  • Diego Ralf Bomfim, 35 anos: Irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Especialista em Reconstrução Óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Morreu no Hospital Lourenço Jorge.
  • Marcos de Andrade Corsato, 62 anos: Médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Morreu na hora;
  • Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos: Especialista em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Fez aniversário na terça (3). Morreu na hora.

 

Em nota, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP disse que recebeu com "consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex-residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos."

 

Investigação

 

Como o ortopedista Diego Bomfim era irmão da deputada Sâmia Bomfim, que é casada com o também deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dinodeterminou que a Polícia Federal acompanhe as investigações.

A Polícia Civil do RJ acredita em execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando.

Testemunhas que estavam no quiosque da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, durante o ataque disseram que tudo aconteceu muito rápido e que não se tratava de um assalto.

Imagens de câmeras de segurança de um quiosque mostram o momento em que três criminosos descem de um carro na Avenida Lúcio Costa e matam os três médicos. O quarto médico baleado foi levado para um hospital da região.

O vídeo mostra que, assim que o veículo encosta na pista ao lado da ciclovia, os criminosos descem, correm na direção das vítimas e efetuam pelo menos 33 disparos. De acordo com a câmera de segurança, o crime aconteceu à 0h59.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia