05/10/2023 às 09h09min - Atualizada em 05/10/2023 às 09h09min

Por apoio de Bolsonaro, senador Davi Alcolumbre acolhe ofensiva contra STF

Senador quer voltar a presidir a Casa e mira voto de bolsonaristas lançando STF como isca

AB NOTICIA NEWS
G1
Reprodução

Parlamentares e ministros de cortes superiores que têm acompanhado a movimentação de Davi Alcolumbre (Uniao-AP) na Comissão de Constituição e Justiça avaliam que o amapaense decidiu usar o Supremo como isca para atrair o apoio de bolsonaristas à sua pretensão de voltar a ocupar a presidência do Senado.

Nesta quarta (3), Alcolumbre colocou em votação e aprovou, em 42 segundo, projeto que suprime poderes do STF, e tudo isso sem sequer detalhar o item que estava em apreciação, sem citar a palavra Supremo. A proposta foi aprovada por unanimidade, depois de ter ficado parada por dois anos na gaveta da CCJ.

 

Um membro proeminente do parlamento confirmou ao G1 informação publicada inicialmente por Malu Gaspar, colunista d’O Globo: Alcolumbre foi até Jair Bolsonaro pedir o apoio do ex-presidente à sua tentativa de voltar a comandar o Senado.

Motivo: por já ter presidido a Casa por duas vezes —e feito seu sucesso, Rodrigo Pacheco— Alcolumbre enfrenta certa fadiga de material e oposição em partidos de centro e da centro-esquerda. A avaliação é que seria empoderar demais um grupo, o de Alcolumbre e Pacheco, mantê-los no com o mando do Senado por mais quatro anos.

Alcolumbre não encontrou unanimidade em sua candidatura antecipada à vaga de Pacheco nem no MDB nem no PSD. O PT e outros partidos da base também estão divididos.

Diante disso, tentando fechar antecipadamente a tampa de uma eleição que, para valer só começa no ano que vem, ele foi a Bolsonaro e passou a participar pautas de setores mais radicais do bolsonarismo, como a aprovada hoje.

Um ministro de corte superior resumiu: “Ele quer amarrar a eleição pelo bolsonarismo”. Resta saber a que preço.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia