Após reclamações de usuários, a Apple admitiu que a linha iPhone 15, lançada no início de setembro, vem sofrendo com um superaquecimento e os aplicativos do Instagram, da Uber e o game Asphalt 9 são responsáveis pelo problema, disse a empresa.
"Identificamos algumas condições que podem fazer com que um iPhone aqueça mais do que o previsto", disse a Apple em nota enviada à agência Associated Press.
A empresa também explicou que os três apps estão "sobrecarregando o sistema operacional (software) do iPhone" e que está trabalhando para atualizar o iOS 17.
O Instagram já fez correções no app para evitar que o iPhone aqueça. "A Uber e outros aplicativos, como o Asphalt 9, estão em processo de atualização", segundo a Apple.
A dona do iPhone descartou especulações de que o problema de superaquecimento nos novos modelos pode estar relacionado a uma mudança da conexão Lightning para a USB-C.
Não é incomum que novos iPhones superaqueçam nos primeiros dias de uso ou quando as informações de backup armazenadas na nuvem são restauradas — situações sobre as quais a Apple avisa os usuários com antecedência.
A companhia não especificou um cronograma para o lançamento de sua própria correção de software, mas descartou problemas de segurança que impediriam os proprietários de usar seus dispositivos iPhone 15 enquanto aguardam a atualização.