15/09/2018 às 16h39min - Atualizada em 15/09/2018 às 16h39min

João: o mais jovem dos doze discípulos

Folha Uiversal
Foto: Edu Moraes
 

João e Tiago possuem um temperamento muito parecido: apesar de terem um coração bom, são impetuosos. Eles eram tão enérgicos, que o Senhor Jesus os chamava de “filhos do trovão” (Marcos 3.17). Na Bíblia, vemos que João teve um papel muito importante na liderança da igreja primitiva. Pois, quando ele chegou à velhice, os outros discípulos diretos de Cristo já estavam mortos por causa do Evangelho.

Uma lição que podemos aprender com o temperamento de João é que a Obra de Deus conta com pessoas corajosas, de iniciativa e com uma fé convicta. Quando observamos a maneira como os apóstolos morreram, um a um – porque a igreja era perseguida -, entendemos o preço que eles tiveram de pagar para “cumprir a carreira” (2 Timóteo 4.7).

Nos dias de hoje, muitas pessoas deixam de participar dos encontros da igreja por causa da pressão que sofrem de familiares e amigos, por exemplo, ou porque não alcançam as bênçãos que desejam. Porém, devemos sempre nos lembrar dos apóstolos, que tudo suportaram para fazer a vontade de Deus. Mesmo João, que não foi morto por espada, viveu seus últimos anos em condições difíceis para um homem idoso.

Com o passar dos anos, João manteve viva a fé ensinada pelo Senhor Jesus dentro de si e a transmitiu para outras pessoas. Ele produziu um Evangelho – que narra uma “biografia” de Cristo -, três epístolas – que são “cartas” para a orientação espiritual – e o livro de Apocalipse – que revela como será o fim deste mundo.

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução transmite em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »