28/09/2023 às 09h55min - Atualizada em 01/10/2023 às 00h03min

Instituto Cervantes promove 3ª edição do “Dia do Cinema Espanhol” no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita

O filme selecionado foi “Embrujo”, dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol

Interface Comunicação
Embrujo_Divulgação
O Instituto Cervantes, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura promovem, no dia 6 de outubro, a 3ª edição do “Dia do Cinema Espanhol”, que homenageia e recorda o patrimônio cinematográfico espanhol por meio da recuperação de obras importantes, apresentando filmes de destaque. Este ano, o filme selecionado foi “Embrujo, dirigido por Carlos Serrano de Osma e protagonizado por Lola Flores e Manolo Caracol, duas estrelas incontestáveis da música e dança flamencas. Com entrada gratuita, a sessão será às 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG).

O filme, de 1947, é uma raridade na qual a expressão mais revolucionária do flamenco em palco se cruza com um cinema de pretensões inovadoras e pioneiras que, como era de esperar, teve uma receção difícil entre o público da época, cujas expectativas se dirigiam para um cinema mais convencional. Com produção e proposta estética diferentes do cinema espanhol do momento, o filme dialogava com a visualidade do expressionismo cinematográfico através de uma encenação e montagem que se situavam no melhor cinema europeu de vanguarda do início do século XX.


Embrujo é uma joia cinematográfica e um pulso sobre um momento em que uma das raízes folclóricas mais quentes do século XX – o flamenco – conseguiu expressar-se através do meio predominante da época – o cinema”, comenta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura.

A exibição da obra serve também para celebrar o centenário do nascimento de Lola Flores, que depois desse filme teve uma carreira acelerada no cinema popular espanhol e em vários espetáculos de teatro e, mais tarde, de televisão, até se tornar um verdadeiro mito da cultura espanhola.

 
Dia do Cinema Espanhol – Exibição do filme “Embrujo” - Carlos Serrano de Osma | Espanha | Drama | 1947 | 80 min
Classificação indicativa: 14 anos
Data: 6 de outubro
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG)
Entrada gratuita (Retirada de ingressos na bilheteria do Cine Santa Tereza, meia hora antes da sessão
Mais informações: belohorizonte.cervantes.es

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia